ceticismo

Páginas: 3 (592 palavras) Publicado: 28 de março de 2014
Ceticismo

Conceito:
Ceticismo é um estado de quem duvida de tudo, de quem é descrente. Ceticismo foi criado pelo filosofo grego Pirro no qual afirma que o ser humano não e capaz de ter umacerteza absoluta.
Ceticismo científico:
Ceticismo no qual o cético usa o seu pensamento, ou seja, um pensamento crítico mais um método científico para determinar a veracidade de alguma tese. No entantoo recurso a esse método científico não é muito utilizado pelos céticos, pois muitas vezes os céticos preferem o recurso da evidencia empírica.
Pseudo-ceticismo:
Pseudo-ceticismo ou ceticismopatológico é o termo usado para definir o ceticismo que desviou de seu objetivo.A analise mais conhecida é a de Marcello Truzzi que fez o seguinte conceito: Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere àdúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica  ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, naverdade, "pseudo-céticos".
O cético:
O cético é aquele que: não acredita, duvida, se apresenta como incrédulo ou descrente.O cético é um adjetivo usado para caracterizar o ser que apóia o ceticismo.Curiosidades:
Podemos afirmar que o ceticismo e o oposto do dogmatismo tendo muitas rivalidades entre ambos. As escolas céticas surgiram com a crítica contra a confiança na capacidade de resolverdefinitivamente as questões filosóficas (dogmatismo). O ceticismo Pirro era radical que colocava uma duvida sobre a possibilidade de decidir acerca da verdade de todo o enunciado.O cético e tambémaquele que se recusa a aceitar uma teoria ou idéia que teve sua origem com popularidade ou com a idéia de um ser que impunha autoridade.


Dogmatismo

CONCEITO:
Ao contrario do ceticismo odogmatismo é a tendência de um indivíduo afirmar ou crer em algo como verdadeiro e indiscutível, ele é um termo bastante utilizado pela religião filosófica. O dogmatismo acontece quando uma pessoa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ceticismo
  • O Ceticismo
  • ceticismo
  • Ceticismo
  • Ceticismo
  • ceticismo
  • Ceticismo
  • Ceticismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!