cerrado

Páginas: 9 (2013 palavras) Publicado: 29 de julho de 2014

Cerrado
Perguntas e Respostas



1)O que é savana?
O conceito de savana varia um pouco entre os autores. Para muitos autores da África, principalmente da África do Sul, o termo savana inclui um número bastante grande de tipos de vegetação, como florestas tropicais dos mais diversos tipos, savanas úmidas, savanas secas etc.
Para a maior parte dos autores, no entanto o termo savana é umtipo fisionômico de vegetação, que se caracteriza por apresentar um estrato herbáceo contínuo e um estrato arbustivo-arbóreo descontínuo, ao contrário das florestas, onde o estrato contínuo é o arbóreo e o herbáceo é que é descontínuo.
No conceito dos autores africanos, savana seria praticamente todo o Zonobioma II de Walter, que é de clima tropical estacional, ficando entre as florestas tropicaisúmidas (equatoriais) e os desertos quentes subtropicais, isto é, entre o Zonobioma I e o Zonobioma III. É um conceito muito amplo. No presente trabalho o autor adota o conceito fisionômico.
 
2)Todo cerrado é savana?
Não. O cerradão tem fisionomia de floresta. Os tipos intermediários: cerrado "sensu stricto", campo cerrado, campo sujo, têm fisionomia de savana; os campos limpos têm fisionomiade campo.
 
3)Toda savana é cerrado?
Não. Cerrado é um termo regional brasileiro, para um complexo fisionômico de vegetação que ocorre principalmente no Brasil Central e que tem uma flora própria. Não há cerrado na África, Austrália ou qualquer outra parte do mundo. Savanas, sim, ocorrem no Brasil, na Venezuela, na África, na Índia, na Austrália.
 
4)No Brasil, só o cerrado apresentavegetação com fisionomia de savana?
Não. No nordeste vamos encontrar certos tipos de caatinga com essa fisionomia.
 
5)Quando se considera um mês como sendo seco ou úmido?
No conceito de muitos climatologistas, como Gaussen por exemplo, considera-se mês seco todo aquele que apresentar uma precipitação em mm de chuva menor que duas vezes o valor da temperatura média em ºC (P < 2T ºC). Mês úmido seráaquele em que a precipitação em mm for maior do que duas vezes o valor da temperatura média em ºC (P> 2TºC). Este é o conceito usado por Walter e Lieth em seus diagramas climáticos, como o que apresentamos no texto. Em vermelho, período seco; em achureado e azul, período úmido.
 
6)Qual a distinção entre flora e vegetação?
Flora é algo abstrato. É uma relação de nomes científicos com os quais ohomem batiza as diferentes espécies de planta.
Vegetação é algo concreto, real, que se localiza em um determinado local, que tem porte, biomassa, estrutura, que é composta por um certo número de espécies, a sua flora.
 
7)Somente solos de cerrado são ácidos e pobres?
Não. Solos da Amazônia, por exemplo, também são ácidos e pobres. Todavia, a grande quantidade de serapilheira produzida edecomposta libera grande quantidade de nutrientes que alimenta a floresta. Nos cerrados essa produção é bem menor e a decomposição é lenta, em virtude do período de seca. Desta forma, solos de cerrado apresentam menor disponibilidade de nutrientes para as plantas.
 
8)Qual a origem do fogo no cerrado?
Grande parte das queimadas no cerrado é provocada pelo homem, seja por balões, seja por descuido, sejapara renovar os pastos etc. Todavia, existem queimadas que se originam por raios. Enquanto as queimadas antropogênicas predominam na estação seca, as naturais ocorrem predominantemente na estação das chuvas, quando há ocorrência de raios.
 
9)Mas...a chuva não apaga o fogo iniciado pelo raio?
Nem sempre. Às vezes onde o raio cai não chove. Vai chover mais adiante.
 
10)As queimadas empobrecemo solo?
Depende da forma como manejamos as queimadas. Se elas forem feitas em intervalos de 3 ou 4 anos, ou mais, o retorno de nutrientes via atmosfera, compensará a perda havida com a queimada.
 
11)A perda de nutrientes pela queimada é devida em sua maior parte à lixiviação das cinzas no solo?
Alguns experimentos feitos têm demonstrado que essa lixiviação não é tão grande quanto se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cerrado
  • cerrado
  • Cerrado
  • Cerrado
  • Cerrado
  • Cerrado
  • cerrado
  • Cerrado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!