cerrado

Páginas: 13 (3103 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
A palavra "cerrado" pode ser usada em três sentidos:2 3

Cerrado sensu lato, ou simplesmente cerrado: é um tipo vegetacional (também chamado tipo de vegetação ou fitocório, que é um conceito florístico, que leva em conta a composição dos grupos taxonômicos das plantas de uma comunidade, isto é, a flora). Corresponde à Oreades de Martius. É composto por três biomas (que é um conceitofisionômico-funcional, e que apesar de englobar tanto as plantas quanto os animais e microorganismos de uma comunidade, na prática, se define pela fisionomia ou aparência geral das plantas da comunidade, isto é, a vegetação - não confundir com o conceito "tipo de vegetação") e seis fisionomias (subtipos de um bioma): o bioma campo tropical (fisionomia campo limpo), o bioma savana (fisionomias campo sujo,campo cerrado e cerrado sensu stricto) e o bioma floresta estacional (fisionomia cerradão).
Cerrado sensu stricto: uma das fisionomias do bioma savana, e parte do tipo vegetacional cerrado sensu lato.
Cerrado, com inicial maiúscula: trata-se de um domínio fitogeográfico (área do espaço geográfico, com dimensões subcontinentais, em que predominam características morfoclimáticas - de climae relevo - semelhantes e um certo tipo vegetacional, mas onde pode haver vários tipos vegetacionais). Nele, incluem-se o tipo vegetacional cerrado sensu lato (com seus vários biomas), além de outros tipos vegetacionais (como a floresta ripícola, o campo rupícola, a floresta estacional semidecídua, a floresta estacional decídua, o campo úmido) e outros biomas (mata ciliar, mata de galeria, mataseca, parque do cerrado, palmeiral, vereda e campo rupestre).4

Pode-se observar, então, que embora o cerrado sensu lato ou o Cerrado sejam comumente referidos, até mesmo em certos documentos oficiais do IBGE ou da Embrapa, como um bioma (que é definido a partir de características fisionômicas e ambientais, independentemente da composição taxonômica da comunidade), de acordo com o usointernacional do conceito de bioma, o correto é dizer que o cerrado (seja o tipo vegetacional ou o domínio morfoclimático) contém biomas, e não que é um bioma.
Características do cerrado

As "savanas brasileiras" — o Cerrado e a Caatinga — são uma forma de vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam o território do país. É uma área zonal, como as savanas daÁfrica, e corresponde grosso modo ao Planalto Central.[carece de fontes]

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 km² , abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.

Cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, tem índicespluviométricos regulares que lhe propiciam sua grande biodiversidade.

Ecossistemas do bioma cerrado do Brasil:
cerrado
cerradão
campestre
floresta de galeria
cerrado rupestre

Há também os ecossistemas de transição com os outros biomas que fazem limite com o Cerrado.

O Cerrado possui alta biodiversidade, embora menor que a mata atlântica e afloresta amazônica. Pouco afetado até a década de 1960, está desde então crescentemente ameaçado, principalmente os cerradões, seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento das monoculturas, como soja e o arroz, a pecuária intensiva, a carvoaria e o desmatamento causado pela atividade madeireira e por frequentes queimadas, devido às altas temperaturas e baixa umidade, quanto aoinfortúnio do descuido humano.

Nas regiões onde o cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios espontâneos esporádicos, com alguns anos de intervalo entre eles, ocorrendo no período da seca.

A vegetação, em sua maior parte, é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cerrado
  • Cerrado
  • Cerrado
  • Cerrado
  • Cerrado
  • cerrado
  • cerrado
  • Cerrado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!