Centro-oeste

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
Contos populares do Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste há muitos contos populares, porem falaremos de apenas três contos, que são conhecidos pelo Brasil inteiro.

Mula-Sem-Cabeça
A Mula-sem-Cabeça é uma lenda de origem pouco conhecida, é evidenciada em todo Brasil, onde sofre alguma modificações, principalmente no nome, passando a ser chamada por exemplo de: Mulher de Padre, Mula dePadre, Mula Preta, etc.

Não se sabe ao certo como surgiu o primeiro caso, porém segundo pesquisadores seria resultado de uma maneira de pensar, comportar-se e agir tipicamente relacionado a Igreja Católica, pois na sua origem (do ser) a criatura seria o resultado de um pecado (aos modos ,costumes,princípios,e condutas da Igreja Católica),pois era o resultado que acontecia com todas as mulheres quemantivessem uma relação amorosa com um padre(fiel representante de Cristo na Terra, segundo a Igreja Católica), o que podemos deduzir segundo muitos estudos sobre esta lenda.
Que as mulheres que frequentavam igrejas nunca poderiam ver o Padre como um homem, e sim como uma "criatura especial" quase um Santo, pois estava se mantendo e vivendo para pregar a palavra de Jesus Cristo, Deus, e Santos, ecaso alguma mulher pensasse em namorar com um Padre saberia que viraria uma Mula-sem-Cabeça.

CARACTERÍSTICAS: Segundo muitas pessoas a Lenda da Mula-Sem-Cabeça trata-se de uma verdade, muitas pessoas juram já ter visto a criatura, segundo essas pessoas a Mula -Sem-Cabeça tem as seguintes características:
1. É um mula, de cor marrom ou preta;
2. Não apresenta cabeça, no lugar apenas fogo;
3.Possui em seus cascos ferraduras que podem ser de aço ou prata;
4. Seu relincho é muito alto que pode ser ouvido por muitos metros, e é comum gemer como um ser humano;
5. Ela costuma aparecer somente durante a noite, e principalmente quinta/sexta ainda mais se for noite de Lua Cheia;
6. Segundo a Lenda existe duas maneiras de acabar com o encantamento que fez a mulher virar Mula-Sem-Cabeça, aprimeira consiste em uma pessoa arrancar o cabresto que ela possui, a outra forma é furá-la tirando sangue (uma gota no mínimo com um alfinete virgem, que nunca foi usado).

Lobisomem
Segundo a Lenda, o Lobisomem é um ser que seria resultado de uma Reza poderosa feita numa noite de sexta feira, de preferência de Lua Cheia num estábulo ou cocheira de burro ou cavalo, no qual a pessoa rola nolocal como se fosse o animal, dizendo a reza e é feita como pacto com entidades malignas.
Em algumas Regiões a transformação em Lobisomem acontece numa noite de sexta-feira sempre meia noite numa encruzilhada, onde repetindo os atos de um cavalo rolando no chão, a pessoa transforma-se.
O Lobisomem seria a fusão do lobo com o homem. Muitas histórias são contadas sobre este ser. No Brasil é comum emtodos os Estados, principalmente nas localidades da Zona Rural, onde é muito comum as pessoas afirmarem que já o viram, que também passa a ser um mistério para quem vê e quem ouve a história. E segundo a grande maioria das pessoas que relatam encontros ocasionais com estas criaturas afirmam o seguinte:

CARACTERÍSTICAS:
1. O Lobisomem é assim chamado por ser uma "mistura" de um lobo com umhomem. Possui todo seu corpo parecido com um lobo: coberto por pelos, unhas grandes, focinho, dentes grandes e rabo, porém a estatura é de um homem;

2. Anda sobre quatro patas (como um lobo, e até uiva), e chega a equilibrar-se sobre duas patas assemelhando-se a postura de um homem;

3. Ataca quem encontrar no caminho, muito difícil escapar dele pois é muito veloz;

4. Muito valente, conseguedesarmar uma pessoa com um facão, pedaço de porrete ou algo grande que possa ser utilizado contra ele. Porém devido às suas unhas grandes torna-se inofensivo perante armas brancas muito pequenas (facas, punhais, canivetes), pois não consegue pegá-la;

5. O Lobisomem seria o sétimo filho homem de um casal (sete é um número considerado por muitos como um número de azar), ou uma pessoa muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Centro Oeste
  • Centro Oeste
  • centro oeste
  • Centro oeste
  • Centro Oeste
  • centro
  • Centro oeste
  • CENTRO OESTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!