CENTRO ESTADUAL DE EDUCA O PROFISSIONAL EM GEST O SEVERINO VIEIRA Geografia

Páginas: 10 (2271 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO SEVERINO VIEIRA



ALUNO: VAGNER SACRAMENTO
SALA 07, ADP III, TURNO: VESPERTINO.





“RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA”
















SALVADOR – BA
2014
INTRODUÇÃO

As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhõesentre outras aplicações. As energias facilitam o trabalho do homem que em outras circunstâncias teria uma grande dificuldade, utiliza-se a energia para levantar peso, apertar parafuso, mover veículos, ferver água, etc.

No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.

• Petróleo: a partir desse minério fóssil são processados váriossubprodutos utilizados como fonte de energia como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.

• Energia hidrelétrica: produz energia elétrica em usinas hidrelétricas, gerada a partir da movimentação de turbinas impulsionadas por água de rios acumulados em barragens.

• Carvão Mineral: esse minério oferece calor para os grandes fornos contidos nas indústriassiderúrgicas e contribui para geração de eletricidade nas usinas termelétricas.

• Biocombustíveis: correspondem, por exemplo, ao álcool e o biodiesel, sendo o primeiro um dos principais, seu uso é bastante difundido no Brasil como combustível em veículos automotores, utilização iniciada na década de 70.

Outras não citadas fazem parte de fontes de energia, o gás natural, energia nuclear, xistobetuminoso, lenha, carvão vegetal e energia solar.

Os seres humanos, para o desenvolvimento de suas atividades, necessitam efetivamente dos recursos naturais, as fontes energéticas não são diferentes, dessa forma elas podem ser classificadas em dois tipos: fontes renováveis e não renováveis.

A primeira corresponde a todo recurso que tem a capacidade de se refazer ou não é limitada, nessas destacamos biocombustíveis, hidrelétricas, energia solar, eólica entre outras. No entanto, esses tipos de fontes de energia não são isentos de provocar impactos na natureza, os biocombustíveis produzem devastação ambiental no desenvolvimento de culturas que servem de matérias-primas tais como a cana-de-açúcar, eucalipto, mamona entre outros, para o cultivo dessas são necessárias imensas propriedadesrurais, denominadas de monoculturas, essa prática retira as coberturas vegetais, sem contar o uso de insumos agrícolas (fertilizantes, inseticidas, herbicidas entre outras).

No caso das hidrelétricas os problemas na geração de energia estão na construção das usinas, pois é necessário represar uma grande quantidade de água cobrindo imensas áreas de florestas, dessa forma coloca em risco a fauna e aflora, além da emissão de gases provenientes da decomposição de animais e vegetais contidos no fundo das represas. As energias solar e eólica produzem impactos quase insignificantes e são pouco utilizadas no Brasil.

As fontes não renováveis correspondem a todo recurso natural que não tem capacidade de se renovar ou refazer, ou seja, que podem acabar (finitos). Dentre os recursos finitos comprevisões para esgotar totalmente em pequeno, médio e longo prazo estão o petróleo, carvão, urânio, xisto e muitos outros.

Os recursos energéticos classificados como não renováveis geralmente produzem poluentes superiores aos renováveis. Os impactos podem surgir a partir da emissão de gases dos veículos automotores, vazamentos em oleodutos, vazamentos de navios petroleiros e muitos outros.


RECURSOSNATURAIS E FONTES DE ENERGIA
ENERGIA DA BIOMASSA “FONTE DE ENERGIA RENOVAVEL”
A busca por alternativas eficazes de produção e distribuição de energia é um elemento essencial para o ser humano, principalmente na atual sociedade, onde os modos de consumo se intensificam a cada dia. Diante dessa dependência de recursos energéticos, surge a necessidade de diversificar a utilização das fontes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CENTRO ESTADUAL DE EDUCA O PROFISSIONAL
  • Centro Estadual De Educa O Profissional Dr
  • CENTRO DE EDUCA O PROFISSIONAL HERMANN HERING
  • Centro Estadual de Educa o Tecnol gica Paula Souza
  • CENTRO ESTADUAL DE EDUCA O TECNOL GICA PAULA SOUZA
  • ESCOLA ESTADUAL DE EDUCA O PROFISSIONAL FRANCISCA ROCHA SILVA
  • CENTRO TERRITORIAL DE EDUCA O PROFISSIONAL DO EXTREMO SUL
  • Centro de Educa o Profissional Irm o Mario Crit v o

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!