CENARIO EMPRESSARIAL

Páginas: 14 (3441 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013










































































SUMÁRIO


INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, existem três tipos de organizações: as que fazem acontecer, as que apenas observam acontecer e as que surpreendentemente se espantam com o que aconteceu. Desse modo, uma organização moderna que pretendemanter-se competitiva deve estar entre as organizações que fazem acontecer, pois no mundo globalizado não existe espaço para seguidores, mas sim para inovadores.
Nesse contexto, pode-se evidenciar a importância de uma estratégia que oriente a empresa para que seja possível alcançar seus objetivos, seja através da produção de bens ou de oferecimento de serviços. A organização que escolher a abordagemdo “Eu não me importo para onde” pode-se ver à mercê de forças múltiplas no mercado. A concorrência pode dominá-la; ideias novas podem substituir seu produto; novos métodos de marketing podem fazer com que seus sistemas de distribuição fiquem obsoletos. A organização pode nunca atingir seus objetivos.
Diante deste cenário o planejamento estratégico surge como uma valiosa “ferramenta” de auxílio àalta administração, pois permite nortear as ações gerenciais da empresa dentro de um plano previamente determinado de metas e estratégias diminuindo, com isso a possibilidade de tomada de decisões equivocadas, num mercado extremamente competitivo sem margem para erro.
DESENVOLVIMENTO
A Contabilidade como um instrumento de análise, gerência e decisão, utiliza-se de suas demonstrações para nogerenciamento e planejamento estratégico, informar aos administradores a situação econômica - financeira da empresa, de modo a auxiliar na tomada de decisões. Esses subsídios são imprescindíveis para que o administrador atue com competência na execução da atividade operacional.

A MATEMATICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS
Com a evolução da competitividade dos mercados, cada vez mais, as empresas buscamnovas tecnologias que permitam à administração vislumbrar perspectivas futuras para as organizações por isto a Contabilidade também tem se desenvolvido muito nos últimos anos e, conceitos de gestão, qualidade, planejamento estratégico utilizados internamente somente pela Administração estão cada vez mais incorporados na prestação de serviços contábeis.
Os profissionais desta ciência, a cada diaque passa, contribuem mais efetivamente nas tomadas de decisões estratégicas das empresas através da “Auditoria de Gestão”. A auditoria interna que conhece os fatos passados e é capaz de projetar o que poderá acontecer com a escolha de determinada decisão, por isso pode avaliar quais informações podem ajudar os gestores na otimização de resultados, na análise de desempenho e, principalmente natomada de decisões. Por auditoria de gestão entende-se “revisão, avaliações, emissão de opinião de processos e resultados exercidos em linhas de negócios, produtos e serviços no horizonte temporal presente/futuro.” (GIL, 1999).
Segundo Iudícibus (1993, p.15) “A Contabilidade Gerencial também se vale em suas aplicações de outros campos de conhecimento não circunscritos à Contabilidade.”.Reconhecendo assim que, o desenvolvimento das áreas tecnológicas como a informática, a logística, os recursos-humanos entre outras, aliados aos conhecimentos sociais, forneceram meios para que a Contabilidade utilize-se de técnicas, informações e relatórios feitos sob medida para favorecer as necessidades gerenciais dos administradores.
A Contabilidade não deve ser vista apenas como necessária para ocumprimento de obrigações fiscais e determinações legais. Ela deve ser notada como poderoso instrumento administrativo, capaz controlar efetivamente todo o patrimônio da empresa e de fazer a diferença no mercado, hoje tão competitivo. Sob o aspecto legal, além de obrigação, mantê-la em ordem significa tranquilidade. Enfocando o aspecto fiscal e tributário, ela exerce efetivamente controle...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESSARIAL
  • comunicação Empressarial
  • contabilidade empressarial
  • comunicaçao empressarial
  • CORRESPONDÊNCIA EMPRESSARIAIS
  • Logistica empressarial
  • Logistica empressarial
  • estrategia empressarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!