Politica Social

Páginas: 16 (3784 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

Capitalismo,Liberalismo e Origens da Política Social
Questão Social e Política Social
As Políticas Sociais e a Formação de padrões de proteção são desdobramentos e formas de enfretamento setorializadas e fragmentadas devido as Questões Sociais do Capitalismo.
Podemos observar a Desigualdade Social no Capitalismo,com a exploração dos trabalhadores,de Marx,Engels até os dias de hoje esseprocesso de acumulação a meio manifestações concretas e incessantes.Para o capitalismo,o que é produzido e reproduzido com a operação da lei do valor,é o acréscimo da desigualdade social e do crescimento relativo da Pauperização
Podemos destacar o Estado e a divisão de classes que enfrentamos com as Políticas Sociais,suas Exclusões.Marx nos mostra claramente o valor para o capital que é o trabalho.Explicar o que é Mais Valia Absoluta.
Como podemos expor a Questão Social?Através das manifestações,greves,para demonstrar nossa luta,porque o valor,trabalho é nosso “ganha Pão “,reconhecimento é o nosso Salário,forma de garantir nossa sustentabilidade.
Renata O Estado reprimia duramente os trabalhadores,que lutava por uma redução na jornada de trabalho(12hrs.)Deverasmente contudente comoexploração da Questão Social,com o início da Revolução Industrial .
Com a Revolução Industrial ,classe trabalhadora passaram a ter várias conquistas,isso tudo a meio a uma “guerra civil entre capitalista e trabalhadores”.”Esse debate acerca da jornada de trabalho mostra a irrupção da luta da classe e questão social,bem como de suas formas de enfrentamento ,com o início da regulamentação da relaçãoCapital X Trabalho”.
Redução da jornada de trabalho para 10horas de trabalho,não devemos esquecer isso ocorreu no século XIX,com o enfrentamento Capital X Trabalho,que dura até os dias de hoje.








Bibliografia:
 Política Social: Fundamentos e História -Elaine Rosseti Behring, Ivanete Boschetti.-9.ed.-São Paulo:Cortez,2011.(Biblioteca Básica de Serviço Social;v.2)História Política Social e a difícil coexistência entre a universalidade e hegemonia neoliberal
O ambiente social hoje é cada vez mais ideologicamente individualista, consumista e hedonista ao extremo. A tendência geral tem sido a de restrição e redução de direitos, transformando as políticas sociais em compensação em períodos de crises, prevalecendo o trinômio articulado do ideal neoliberal para as políticassociais: a privatização, a focalização e a descentralização.
A particularidade do Brasil é bastante complexa, onde a heteronomia e o conservadorismo político se combinam para delinear um projeto antidemocrático e antipopular por parte das classes dominantes, a política social, assim, ocupando um papel secundário.
É evidente que o Brasil passa por um processo de “americanização perversa”, sendoaqui temos um estado de mal-estar. Um exemplo de seguridade social universal é o SUS, porem que padece por falta de recursos. A assistência social é a política que mais vem sofrendo para se materializar como política pública.
Algo que torna o processo mais complicado, é o incentivo da burguesia, e conquentemente do Estado, para o fortalecimento do chamado “terceiro setor”, o que significa umretrocesso histórico, reforçando práticas tradicionais e tão conhecidas na sociedade brasileira, como o clientelismo e o favor
Fundo público e política social: financiamento e alocação de recursos
A política social como um mecanismo compensatório que não alteram profundamente a estrutura da desigualdades sociais. Recursos que poderiam contribuir para a ampliação do sistema de seguridade social, vemsendo utilizado, principalmente, para gerar o superávit primário.
Assim, um dos grandes vilões do orçamento da Seguridade Social e das contas públicas em geral, no contexto brasileiro, é justamente esse mecanismo do superávit primário, que foi instituído após o acordo com o FMI, em 1998, tornando assim cada vez mais o Estado mínimo para o social e máximo para o capital. O Brasil em 2005 pagou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política Social e Política do Idoso
  • Politica social
  • Políticas Sociais
  • POLITICA SOCIAL
  • Politicas Sociais
  • politicas sociais
  • Politica social
  • POLITICAS SOCIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!