Celulas intrinsicas ou de laydig

404 palavras 2 páginas
CELULAS INTRINSICAS OU DE LAYDIG= São células reponsaveis pla produção do hormônio testosterona elas são encontradas no testículo nos tubos seminíferos
Testosterona= Hormonio masculino que determina barba, bigode características sexuais, massa muscular, ativador metabólico. Pode ser tomado na forma de steroides anabolizantes
Aumenta massa mas prejudica as células intersticiais laidig, fazendo a parar de trabalhar, pois toda vez que há substancias em exessos as células que são responsáveis por produzir essa substancias param de trabalhar fazendo o que chamamos de feedback negativo.
Foliculo ovariano= abriga em seu interior um óvulo imaturo,(meiose interronpida na prófase 1) a partir da primeira mestruação por volta 10-11 anos o folículo libera a cada mês (28-30 dias) um ovulo maduro esse processo ocorre com estimulo do hormônio adenohipofisario chamado FSH é induzido pelo hormônio LH que é necessário para produzir o folículo maduro.
Estrogenio= E o hormônio feminino que quando liberado a parede o endométrio cresce, define características sexuais femininas induz a ter desejo sexual no 10-16 dia do ciclo mestrual, a partir dai há uma transformação química acontece sua falta causa mal humor.
Menopausa falta de estrogeneo quando os folículos ficam vazios.
Pilula anticocepcional= é estrogênio ele inibe a produção de FSH, tomando estrogênio não ovula mais porque a ovulação é posterior ao FSH e LH.
A adenohipofase= glândula acima do céu da boca secreta o hormônio FSH(folículo stimule hormony) cuja função é fazer o foliculo ovariano concluir a meiose do ovulo e fazer com que esse folículo passe a secretar o hormônio estrogênio.
Função folículo: terminar meiose e produzir estrogênio
Função do estrogênio: induzir cresc. Das paredes do endométrio (tcpd) p/abrigar furturo embrião, e inibir produção FSH feedback negativo
Com a interrupção do FSH a adenohipofase passa a secretar o LH (hormônio lutehinizante)
Que fará o folículo liberar o ovócito II que esta em seu

Relacionados