Ce88010e B016 4606 8683 A4ad2543c343 1

1228 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
EDUCAÇÃO FÍSICA

REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA

Alta Floresta
2015

REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA

Trabalho apresentado ao Curso Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais–Libras, Seminário da Prática I e Educação a Distância.

Prof. Wilson Sanches, Mariana de Oliveira, Regina Celia Adamuz, Rosely Cardoso Montagnini, Sandra C. Malzinoti Vedoato, Mari Clair Moro
Nascimento, Vilze Vidotte Costa.

Alta Floresta
2015

Introdução

Nesse trabalho será abordada a educação inclusiva de pessoas especiais em nosso país. Logo no início existiam dois tipos de escola, a regular e a especial, mas alunos com necessidades especiais só podiam estudar em escolas especiais e os estudantes sem essa mesma necessidade poderia estudar só em colégios com o ensino regular. Com o passar do tempo, o ensino foi unificado assim iniciando a educação inclusiva. Desse modo muitas barreiras foram quebradas facilitando a inclusão de todos os indivíduos na sociedade.

Logo no inicio da educação especial no país era trabalhado com terapias, como fisioterapia, psicologia e muitas outras formas, acreditava que os alunos com necessidades especiais não precisavam de atividade acadêmica dessa forma essas matérias era pouco trabalhadas.
A educação inclusiva no Brasil nem sempre foi para todos, no século XIX ela era fornecidas a pessoas que vinha de famílias ricas, na década de 90, com a declaração de Salamanca (UNESCO), onde definiu que crianças e jovens com necessidades especiais teria que frequentar escolas regulares, pois de tal modo estariam combatendo o preconceito. Com essa declaração aconteceu à unificação dos ensinos, onde alunos com necessidades especiais começaram a frequentar escola regulares.
Algumas maneiras de ensino

Relacionados