CCJ0060 WL Criminologia AV2 Quest es Discursivas Condensadas 2015

2622 palavras 11 páginas
QUESTÕES AV2
X
1a Questão

Segundo a teoria da anomia defendida por Durkheim, a divisão do trabalho na sociedade capitalista não respeita as aptidões de cada um, o que não produz solidariedade, fazendo com que a vontade do homem se eleve ao dever de cumprir a norma. Com isto, defina o que é a anomia e como esta teoria define o crime.

Resposta: A teoria da Anomia esta voltada ao individuo e a sua individualização, ou seja, cumprir sua parte mesmo que este não tenha aptidão para tanto. Já com a relação ao crime esta teoria diz que a vontade de ter, obter objetos, bens de valor faz com que as pessoas passem a praticar crimes, ou seja, sua vontade de ter algo é maior que a vontade de cumprir a lei.

Gabarito: Anomia é a ausência de reconhecimento da norma pela sociedade, sendo o crime um fenômeno normal e necessário para medir os valores desta sociedade.

2a Questão

"Quem nunca ouviu dizer que as favelas do Rio são um Estado a parte? Essa idéia nos leva a crer encontrar-se em risco nossa própria soberania, o que autoriza toda e qualquer medida para se impor a lei e a ordem, ainda que haja o sacrifício de garantias individuais (como as invasões de domicílio sem mandado)". Qual a ideologia é formada pela idéia de estado de guerra, onde os inimigos devem ser eliminados, e que Nilo Batista chama de política criminal com derramamento de sangue?

Resposta: Ideologia de Segurança Nacional. Esta política criminal de derramamento de sangue esta voltado a algo mais drástico, severo, sendo que esta política busca a soberania estatal, ou seja, o que não esta diretamente voltada as ideias e ideais do estado tem que ser extinta. Portanto, essa política busca a soberania estatal, impondo a lei e a ordem, mesmo que os direitos e as garantias individuais sejam afetados.

Gabarito: Ideologia de segurança nacional.

3a Questão

"No Rio de Janeiro do século XIX, o chefe de polícia Eusébio de Queiroz apontava a escravidão como limitação à adoção de políticas mais modernas de

Relacionados