CC45872422091T

5525 palavras 23 páginas
A LINGUAGEM MATEMÁTICA COMO DIFICULADE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Lorí Viali, Dr. PUCRS/UFRGS1 viali@pucrs.br
Mercedes Matte da Silva, Ms. Colégio Farroupilha mercedesmatte@terra.com.br

INTRODUÇÃO
Compreender o significado matemático envolve perceber que a Matemática tem linguagem própria, é como se aprendêssemos a falar, a ler e a nos comunicar em outra língua. Comparar a matemática com o falar é fundamental. D’Ambrosio (1986), coloca:
[...] o fato de a matemática ser uma linguagem (mais fina e precisa que a linguagem natural) que permite ao homem comunicar-se sobre fenômenos naturais, conseqüentemente, ela se desenvolve no curso da história da humanidade desde os “sons” mais elementares, e, portanto intimamente ligada ao contexto sociocultural em que se desenvolve – por isso falamos em matemática grega, matemática hindu, matemática pré-colombiana (p.35).
A Matemática no Ensino Médio, entendido como etapa final da escolaridade básica, deve se organizar de tal modo que proporcione ao aluno a aquisição de uma parcela importante do conhecimento, para que ele possa ler e interpretar a realidade e desenvolver capacidades necessárias para atuação efetiva na sociedade e na vida profissional. Assim, nesta etapa da escolaridade, a Matemática vai além de seu caráter instrumental, colocando-se como ciência com linguagem própria e métodos específicos de investigação, e com um papel integrador junto às demais Ciências.
O enfrentamento de situações que todo jovem tem pela frente na escola, no prosseguimento dos estudos, no trabalho e no exercício da cidadania, requer mais do que informações, exigindo a mobilização de conhecimentos e habilidades.
Aprender Matemática de uma forma contextualizada, integrada e relacionada a outros conhecimentos traz em si o desenvolvimento de competências e habilidades que são essencialmente formadoras, à medida que instrumentalizam e estruturam o pensamento do aluno, capacitando-o para compreender e interpretar situações, se apropriar de

Relacionados