Cavernra -lugar necessario

807 palavras 4 páginas
Caverna: lugar necessário

O propósito da dificuldade: “Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão”.

Um dos momentos mais difíceis para um indivíduo é experimentar momentos de solidão. Davi estava fugindo de Saul que o perseguia e desejava matá-lo. Fugiu para uma caverna, um lugar solitário, um lugar ermo, porque precisava de um lugar seguro, um lugar onde Saul não o encontrasse. Naquela ocasião, ele precisava se desviar das intimidações e das ameaças de seu inimigo. Para algumas pessoas, isto parecia sinal de covardia. Mas, para Davi era um lugar de escape e de segurança em Deus.

Como conseqüência dessa atitude, nasce o Salmo 57, o qual se inicia assim: “Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades. Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele do céu enviará seu auxílio, e me salvará.” Quando as coisas estiverem muito difíceis, faça como este servo de Deus procure um lugar só seu e esconda-se nos braços do Pai.

Fugir não é sinônimo de covardia, mas de sabedoria quando objetivamos encontrar a um refúgio em Deus. Fuga psicológica é quando escapamos para não enfrentar nossos próprios receios e traumas. Fuga psicológica é fugir dos próprios compromissos. Buscar um esconderijo em Deus é quando precisamos de amparo e alívio do Pai celestial.

Davi conhecia Deus como uma mãe que protege o seu filho querido nas horas em que ele está precisando. Ele acalmava e sossegava a sua alma no colo de seu pai (Salmo 131). Certa vez, Jesus orientou aos seus discípulos: “Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer. Retiraram-se, pois, no barco para um lugar deserto, à parte” (Marcos 6: 31,32). Eles não estavam se esquivando dos problemas, mas estavam buscando um refúgio para recomporem as forças.

Nos braços

Relacionados