Catpítulo 5

1554 palavras 7 páginas
Design e nacionalismo.
A Europa passava pelo período de luxo, Belle Epoque, que não era usufruída por todos. As mulheres lutavam por seus direitos. A Grã-Bretanha e França continuavam poderosas, mas não com a mesma força que os Estados Unidos e Alemanha, cujo, influenciavam um novo ritmo de competição econômica internacional. Com imensas diferenças entre os países em estruturas tradicionais de organização social e econômica, com tantas contradições que descambou para uma grande guerra mundial.
Na sequencia da independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa foi ganhando força à ideia de nação como instancia máxima (soberania nacional) exercendo um importante papel na história do design.
Com a concorrência econômica internacional acirrada, vários países ficaram a fim de obter vantagens competitivas em relação aos concorrentes de outras nacionalidades. A Grã-Bretanha contava com a Society for the Encouragementes of Arts, Manufacture and Commerce, ocasionada pela percepção de que era preciso melhorar a qualidade industrial para concorrer com a França.
O intercambio econômico passou a assumir uma função multilateral, integrando os blocos regionais e imperiais em economia mundial. A parceria nacional, até então restrita, passou a florescer após a visita de D. Pedro II aos Estados Unidos, sendo apenas um exemplo dentre muitos países que se abriram. A ascensão dos Estados Unidos comopotência econômica, criou uma alternativa de comercio internacional, deparando-se com a necessidade em pensar a competição por mercados em termos nacionais. Onde havia monopólios coloniais eram obrigadas a buscar outras formas de competir. Acreditavam que a padronização técnica e estilística daria aos produtos a supremacia no mercado internacional, usando design como alavanca para as exportações e competitividade (Alemanha). A Werkbund surgiu na Alemanha em 1907 como organização pioneira na promoção do design como elemento de afirmação de identidade nacional. Diferenciava-se por

Relacionados