Catapora

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
CATAPORA

SINTOMAS
Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas pormanchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente, se formarão crostas que provocam muita coceira.
Uma criança comum chega adesenvolver de 250 a 500 bolhas pequenas que coçam sobre os pontinhos vermelhos na pele.
As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo e se proliferam a partir daí. Em geral, osurgimento de pequenas bolhas no couro cabeludo confirma o diagnóstico.
Um ou dois dias depois, as bolhas ficam acinzentadas e viram crostas. Enquanto isso, uma nova onda de bolhas pipoca em grupos. Comfrequência, a catapora surge na boca, na vagina e nas pálpebras.
Crianças com problemas de pele, como eczema, podem ter mais de 1.500 bolhas.

AGENTE CAUSADOR
O vírus responsável pela catapora é ovaricela-zóster, um integrante da família do herpes-vírus. O mesmo vírus também causa herpes zóster (cobreiro) em adultos.

AGENTE TRANSMISSOR
É transmitida através de contato direto ou pelo ar.FORMAS DE CONTÁGIO
A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece através do contato com o líquido da bolha ou através de tosse ou espirro.

PROFILAXIA
A catapora éuma doença transmitida pelo ar e é altamente contagiosa antes mesmo de aparecerem as erupções, o que torna sua prevenção difícil.
A vacina da catapora faz parte da rotina de imunização.
As criançasrecebem duas doses da tradicional vacina contra catapora. A primeira dose é dada dos 12 aos 15 meses de idade. A segunda dose é recebida dos 4 aos 6 anos de idade.
Pessoas acima de 13 anos que nãoforam vacinadas e não contraíram catapora devem tomar as duas doses da vacina, respeitando um intervalo de 4 a 8 semanas.
Praticamente ninguém que toma a vacina chega a apresentar catapora grave ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • catapora
  • catapora
  • catapora
  • A catapora
  • Catapora
  • catapora
  • Catapora
  • A catapora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!