Caso Jelco Products

866 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

Tema 05 – Margem de Contribuição por Fator Limitante

Caso No.4 – JELCO PRODUCTS

Tema 05 – Margem de Contribuição por Fator Limitante

Grupo 6 – Caso No.4 – Jelco Products

Apresentação

Steve Adams, Presidente da Jelco Products, preocupado com os resultados deficitários que a empresa vem apresentando, contratou uma consultoria. Ao receber a Demonstração de Resultados do Exercício de Agosto se anima ao constatar que o prejuízo foi reduzido de US$ 75.000 em Janeiro para US$ 26.000. Assim, comenta com Sally Warren, sua Vice-Presidente Executivo, que ainda existem problemas com os produtos A e C que, se solucionados, farão a Jelco ter lucro por volta do início do próximo ano. Indaga sobre as recomendações da consultoria e a Sra. Warren informa que foi recomendada a mudança na forma como as demonstrações de resultado são apresentadas de modo que os “custos vinculados” e os “custos comuns” sejam isolados nas demonstrações.

O Sr. Adams não compreende e esclarece que o contador-chefe, Bill, tem usado este formato há mais de 30 anos e que é muito cuidadoso na alocação de todos os custos aos produtos. A Sra. Warren concorda e esclareceu que a área de compras informou que os chips X7, utilizados nos produtos A e B, estarão em falta por várias semanas, devido atraso na entrega. Após analisar a DRE de agosto, ela sugere que concentrem o estoque remanescente de chips X7 na fabricação do Produto B (dois chips X7 são utilizados tanto no produto A quanto no produto B).

Desta forma, o dilema do caso é como tornar a Jelco lucrativa e qual produto priorizar na situação da matéria prima - chips X7 - ser um fator limitante da fabricação do produtos A e B.

Pede-se (Parte I):

1. Elabore uma nova demonstração de resultado para agosto, no formato de contribuição e segmentada por produto. Apresente colunas de Valor e Porcentagem para a empresa como um todo e para cada

Relacionados

  • Tecnologia urgencia e emergencia
    1101 palavras | 5 páginas
  • prontuario eletronico
    69178 palavras | 277 páginas
  • A importãncia do uso de epi na enfermagem
    310447 palavras | 1242 páginas
  • Tabela de vencimentos
    116933 palavras | 468 páginas