Caso Fred e Elsa

Páginas: 4 (976 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
A depressão é o mais frequente e importante em idosos. Caracterize-se como um distúrbio da área afetiva, do humor. É um estado de humor que são vivenciados por muitas pessoas em vários momentos desua vida, relatadas como: tristeza, saudade, desânimo, dentre outros.
As relações sociais são de extrema importância para a saúde física e mental do idoso uma vez que o isolamento socialprovoca angústia e solidão, tão frequentes nos indivíduos idosos. Perdas familiares, afetivas e sociais (seja por mortes, mudança de endereço etc.) reduzem a rede de relacionamentos, incluindo asamizades, que são tão ou mais importantes que as relações familiares, a incapacidade de não realizar as mesmas atividades, os papéis sociais, como, a aposentadoria e consequentemente a baixa autoestima. Parao idoso, o que importa é a qualidade do relacionamento e não a quantidade de indivíduos envolvidos. Qualidade implica intimidade e confiança, livre escolha, não ser parente, e ser da mesma geração. Énecessário dissolver a idéia de que o bem-estar na velhice estaria ligado à intensidade das relações familiares ou ao convívio intergeracional. Os personagens Fred e Elsa desenvolveram entre si umagrande amizade, com intimidade e confiança.
A solidão e baixos níveis de atividade grupal levam ao estresse e à depressão na velhice. Fred, quando mudou de moradia, foi afastado de seusvizinhos e possíveis amigos. Este fato poderia ser diagnosticado como depressão. Fred não procurou uma atividade que gostasse e que o fizesse ter relações sociais, e assim fazer novas amizades ou encontrarum novo amor. Muitos idosos experimentam a sensação de que estão perdendo o controle da própria vida frente a fatores externos ao indivíduo, que não dependem da sua vontade e/ou fogem ao seucontrole. O simples fato de poderem escolher as pessoas com as quais se quer relacionar possibilita certo domínio da própria vida ou, no mínimo, do leque de relações sociais possíveis.
Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elsa e Fred
  • Analise Elsa e Fred
  • Resenha elsa e fred
  • Elsa & Fred e Gestalt-terapia
  • Elsa e Fred: um amor de paixão
  • Resenha elsa e fred
  • Protocolo de Observação Elsa e Fred
  • Análise crítica do filme Elsa e Fred

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!