Caso concreto

Páginas: 4 (937 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
O documentário "Muito além do peso" (Brasil, 2012), dirigido por Estela Renner e apoiado pelo Instituto Alana, foi exibido em três sessões da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e entraem cartaz em novembro. Ao apontar que, devido à epidemia de obesidade infantil, pela primeira vez na história crianças apresentam sintomas de doenças de adultos, como problemas de coração, respiração,depressão e diabetes tipo 2, seus idealizadores propõem elucidar o papel e o envolvimento do governo, dos pais, das escolas e da publicidade na temática.

Tendo em vista que cerca de um terço dascrianças brasileiras apresenta excesso de peso, a obesidade infantil é, sem dúvida, um problema de saúde pública que merece uma abordagem ampla e interdisciplinar na discussão de suas causas econsequências. Para dar conta dessa missão nada simples, "Muito além do peso" conta com uma série de depoimentos de especialistas do Brasil e do exterior em variadas áreas do conhecimento, além de uma extensalista de profissionais consultados para elaboração do material exibido no documentário, e apresenta casos de obesidade infantil provenientes de diversas regiões do nosso país.

Em resumo, o filmecontextualiza de forma louvável aspectos importantes da dinâmica político-econômica na obesidade infantil. Com espírito crítico, expõe a influência gigantesca e desleal da indústria de alimentos ebebidas em decisões do governo e também no dia-a-dia da população, a polêmica questão da publicidade voltada ao público infantil, a falta de educação nutricional aliada ao excesso de produtos processadospresente na merenda escolar, a falta de segurança pública necessária para prática de atividades físicas, a quantidade alarmante de horas gastas em frente à TV e, ainda, a dificuldade de acesso físico aalimentos mais saudáveis. Em manobra semelhante a uma campanha recente da prefeitura de Nova Iorque (EUA), as quantidades de açúcar e gordura existentes em vários alimentos industrializados são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caso concreto
  • caso concreto
  • Casos concretos
  • caso concreto
  • caso concreto
  • Caso concreto
  • Caso concreto
  • caso concreto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!