Caso concreto

Páginas: 4 (897 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Caso Concreto 2
Relação entre direito e moral (Teorias dos Círculos) e Teoria Tridimensional do Direito
Profas. Valquíria Soares Cavalcanti e Andresa Aparecida Franco Câmara 
Thiago Souza, menorde idade, recorre à Justiça requerendo alimentos em face de seus avós. Na oportunidade, a justificativa para tal pedido foi a de que teriam esses (avós) melhores condições financeiras do que os pais.Porém, a Justiça negou o pedido de alimentos requerido contra os avós, porque, com base no artigo 397 do CC, não ficou demonstrada a impossibilidade dos pais poderem prestar assistência ao filhomenor. Alegou o juiz que a responsabilidade pelos alimentos é, em primeiro lugar, dos pais e filhos, e, secundariamente, dos avós e ascendentes em grau ulterior, desde que o parente mais próximo não possafazê-lo. Nesta mesma direção, a Revista Jurídica CONSULEX – Ano VIII – n° 172, em 15/03/04, já informava que a responsabilidade de avós é complementar, valendo apenas nos casos em que os pais nãoestiverem em condições financeiras de prestar essa assistência alimentar ao filho. 
            Diversos autores formularam teorias que buscam enfrentar um dos problemas mais complexos da Ciência doDireito: as diferenças entre a Moral e o Direito, que caracterizam os sistemas da moral e o jurídico. 
a) A solidariedade sempre foi considerada um das características marcantes das relações familiares,seu verdadeiro alicerce. Qual das teorias dos círculos se aplica ao caso em questão, fundamentalmente no que se refere à obrigação de prestação de alimentos pelos pais e pelos avós?

R: Teoria DosCirculos Secates(Claude Du Pasquier):
 b) É correto dizer que Direito e Moral são independentes? Justifique sua resposta, comentando, sucintamente, o caso concreto em exame, à luz das teorias queenvolvem essa questão.
R: Não, Direito e Moral coexistem(Existir ao mesmo tempo) Caso isso não acontecesse, haveria uma séria injustiça aos avós, que apesar de terem o que se chama de responsabilidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caso concreto
  • caso concreto
  • Casos concretos
  • caso concreto
  • caso concreto
  • Caso concreto
  • Caso concreto
  • caso concreto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!