caso concreto IED semana 4

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
Caso Concreto 1:
Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político
Leia, atentamente, o trecho do texto?A experiência dos CIEPs, abaixo: Controvérsias em torno da legitimidade de uma?Escola Nova? De Adelia Maria Miglievich Ribeiro e Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Jr., e responda:
1) Qual o espaço social da palavra política ele se refere?
2) A qual tipo de discurso político elese refere? Justifique as suas respostas.
Respostas:
1) O espaço social que a palavra política se refere, é o espaço publico, pois a educação assim como o projeto inicial dos CIEPS atinge principalmente de um modo geral toda a sociedade e suas classes, que é de responsabilidade publica seus atos e conseqüências.
2) O tipo de discurso é argumentativo ideológico onde busca atingir e abrir osolhos da sociedade voltando assim para a idéia original de buscar uma educação clara e de qualidade para a sociedade e seus indivíduos. "







Caso Concreto 2
Tema: Retórica
Leia, atentamente, o trecho do verbete?Retórica? De Rafael Mario Iorio Filho, e responda:
1) O que você entendeu por retórica?
2) Qual é a importância da retórica para a política? Justifique as suas respostas.Respostas:
1) 1) É a arte de persuadir, e também é a arte de pelos recursos verbal argumentativa, ou pelos escritos buscar o convencimento de um ou vários.

2) É toda, pois, para política o mais importante é a arte de argumentar, explicar, fazendo com o que ou quem esteja participando seja persuadido e convencido de que aquele discurso seja o melhor e o absorva para se, e também de proporcionar ateórica para que os melhores argumentos sejam apresentados e assim chegando a um consenso.

Caso Concreto 3
1- Leia com atenção as alternativas abaixo para responder sobre os contratualistas e pacto social
I? No estado de natureza, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo deque outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos, a lei dos lobos. No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social.
II? Todos os homens nascem e são iguais pornatureza. Usam a razão, um bem comum, para construir a sociedade, e dela partilhar os resultados. O Estado vem do direito natural, como o direito à vida, à liberdade, à propriedade. O Estado deve promulgar o bem estar geral. O governo não pode ser tirânico, nem patriarcal. A relação entre os indivíduos e o Estado é de confiança.
III? O contrato social não se tratava de um contrato estabelecido entre osindivíduos e sim de cada um consigo mesmo e que transformava cada indivíduo num cidadão. A principal cláusula deste contrato é a alienação total de cada associado, com todos os seus direitos, à comunidade.
De acordo com o exposto acima marque a sequência correta:
a) Thomas Hobbes; Rousseau e John Locke.
b) John Locke; Rousseau e Thomas Hobbes.
c) John Locke; Hobbes e Rousseau.
d) ThomasHobbes, John Locke e Rousseau.
e) Rousseau, Hobbes e Locke.
Disetativa: Diferencie o conceito de pacto social em Hobbes, Locke e Rousseau.

Respostas:

Objetiva: D

Dissertativa: R: Hobbes considera que os homens decidiram criar um pacto social para evitar o estado de guerra de todos contra todos (conflito o qual desestabilizaria todo o grupo até então formado, e nunca se tornaria umasociedade civilizada e de direitos iguais para todos) assim o selaram mediante pacto, considerando que todos os homens são iguais e gozam dos mesmos direitos igualmente, dessa forma vendo a necessidade da criação do estado considerado por Hobbes uma estrutura soberana o chamado Estado absoluto controlador e repressor dos conflitos tornando-nos submissos preservando-nos a vida, em que trocamos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ied
  • Caso concreto 4 ied
  • Caso Concreto 4 IED
  • Caso Concreto IED semana 1
  • Caso concreto semana 4 psicologia
  • Direito Civil Caso Concreto Semana 4
  • Caso Concreto 1 Semana 3 Civil 4
  • caso concreto semana 4 Historia do Direito do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!