Caso concreto 06 direito

Páginas: 2 (466 palavras) Publicado: 20 de maio de 2015
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001
Título
O contexto histórico da formação das Ciências Sociais e as teorias sociológicas clássicas:
Descrição
Questão discursiva:
O conhecimento científicoopõe-se ao senso comum e que o seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, istoé, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comtiana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologiaemergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência.
Tendo como norte esta perspectiva:
(i) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.
O filósofoFrancês Auguste Comte, considerado o fundador da Filosofia Positivista e “pai” da Sociologia definiu como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como umorganismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais.
(ii) Descreva as fases esuas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos Três Estados.
Comte acreditava que a Humanidade passou por três estágios de desenvolvimentointelectual ao explicar os fenômenos do mundo, seja natural ou social: o teológico, o metafísico e o positivo. No primeiro estágio (Teológico), o universo era explicado em termos de deuses, demônios e seresmitológicos – causa para explicar a existência do fenômeno estava calcada na figura de um Deus (monoteísmo) ou deuses (politeísmo), ou outros seres transcendentais – fetichismo. No segundo estágio(Metafísico), a realidade era explicada em termos de abstrações como a essência, existência, substância e acidente. Substituição das divindades por forças abstratas.
No último estágio (Positivo ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UNESA
  • caso concreto 06 história
  • Caso concreto 06
  • CASOS CONCRETOS 01
  • Meu Caso Concreto 06
  • Caso Concreto 06
  • Atividade estruturada caso concreto 06
  • IED Caso Concreto 02 A 06

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!