Caso Clinico-Meningite

Páginas: 7 (1565 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
HAEMOPHILUS INFLUENZAE:
Agente Etiológico: Haemophilus influenza, inicialmente designada de bacilo de Pfeiffer, é uma bactéria que provoca meningites e septicemias, ambas geralmente em crianças (menores de 5 anos de idade); infecções no ouvido médio e na garganta; celulite; e, mais raramente, outras doenças, como pneumonia. É Cocobacilo Gram-negativo. A utilização de vacinas diminuiudrasticamente o número de pessoas infectadas. Os tipos de H. influenzae vão de A a F, predominando o tipo B, o mais virulento deste grupo.
O Hi é uma bactéria responsável por significativa morbilidade e mortalidade em todo o mundo, especialmente em crianças com menos de 5 anos. Existem vários tipos de Hi, no entanto, na fase pré-vacina a doença grave era causada principalmente pelo Hi tipo b (Hib).
O Hivive na orofaringe das pessoas, mas nem sempre causa doença, essas pessoas são aquelas que denominamos de portadores assintomáticos, ou seja, sem sintomas. As crianças em idade pré-escolar são o grupo que tem a mais elevada percentagem de colonização da orofaringe. A transmissão da doença ocorre por gotículas respiratórias. Os fatores de risco para uma pessoa desenvolver doença são: idade inferiora 2 anos, baixo nível socioeconômico, viver em locais com elevada densidade populacional, sofrer de uma doença de base como imunodeficiência, infecção VIH, doença do sangue, não ter baço, ou ter uma infecção viral nos dias anteriores. O aleitamento materno, nas crianças abaixo dos 6 meses, protege da doença invasiva por Hib.
O Hi causa doença no trato respiratório, tal como otite média,sinusite, pneumonia e bronquiolite, a maioria causada por Hi não capsulados. A doença grave, invasiva é geralmente causada pelo Hib, nas crianças com menos de 2 anos e inclui: meningite, habitualmente grave com uma importante taxa de sequelas neurológicas (15 a 30%); epiglotite, uma infecção grave com marcado edema e inflamação das cordas vocais e tecidos circundantes; infecção articular ou óssea;infecção da membrana que cobre o coração; abcessos dos tecidos moles e do tecido celular subcutâneo; bacteriemia que é uma invasão do sangue pela bactéria causando doença generalizada.
A doença invasiva implica um diagnóstico precoce e a instituição de terapêutica com o antibiótico adequado, já que o Hib é muitas vezes resistente a várias famílias de antibióticos.
Os Sintomas para Haemophilusinfluenzae tipo b é a meningite, que geralmente tem um início súbito com febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca. Sequelas graves ocorrem de 3% a 5% dos sobreviventes de meningite por Hib como déficit auditivo grave e lesões cerebrais permanentes.
A prevenção é a vacinação é a única forma de se prevenir contra a doença e sua eficácia é de 95% a 100% após a aplicação do esquemacompleto de imunização. Depois de implementar programas de vacinação abrangentes, vários países praticamente eliminaram as doenças causadas pela Hib (meningite e pneumonia, por exemplo). A maioria das crianças deve tomar a vacina contra Hib de acordo com o calendário vacinal: aos dois, quatro e seis meses de vida. Se a criança deixar de tomar uma dose ou estiver atrasada em relação às datas previstas,deve tomar a próxima dose da vacina assim que for possível - não é preciso começar novamente. Crianças com mais de cinco anos geralmente não precisam ser vacinadas contra Hib.
Mecanismos de ação: o material capsular interfere na fagocitose, constituindo uma importante propriedade anti-fagocitária, auxiliando na invasão de outros sítios, além de permitir uma interação com as células do epitélio,favorecendo sua colonização. A estrutura capsular apresenta também como característica intrínseca, uma baixa antigenicidade que não ativa a resposta imune via complemento, favorecendo a invasão do sangue ou do fluido cefalorraquidiano, permitindo a disseminação microbiana. O Hib apresenta ainda, uma amplificação da produção do material capsular, de propriedade hidrofílica, o que determina uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso Clinico meningite vital
  • CASO clinico
  • caso clinico
  • Caso clinico
  • caso clinico
  • caso clinico
  • Caso clínico
  • Caso Clínico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!