CASO 3

573 palavras 3 páginas
Leia o trecho abaixo e responda as questões propostas.
?O Dia de Finados no México é festejado de uma maneira muito interessante e peculiar. Apesar de cada um possuir suas características bastante distintas, católicos, espiritualistas, indígenas e outros grupos se unem com o mesmo objetivo: participar da festa na qual se crê que os mortos vêm a terra para celebrar, comer, beber e cantar com seus amigos e familiares, os quais os contemplam com oferendas de alimentos e bebidas, comumente consumidos pelos mortos enquanto vivos. A festa acontece normalmente no cemitério e as caveiras ocupam uma parte importante. É possível vê-las adornando lojas, ruas, estabelecimentos públicos e privados. Umas são delicadas, outras brincalhonas; umas andam de bicicleta e outras ainda são o retrato do típico mexicano: os longos bigodes, e a famosa tequila nos braços. Mas o que intriga e impressiona, é que todas têm em comum o mesmo semblante engraçado e feliz, a essência da morte é vista por eles como uma brincadeira.? (Texto adaptado do site: http://www.pime.org.br/mundoemissao/culturaculfinados.htm)

1 - Compare a experiência Mexicana do Dia de Finados com os nossos costumes.
RESPOSTA:
A Morte relativa a seu costume é vista para os mexicanos, com celebração e divertimento; O povo criou uma comemoração única no mundo, de fato, podem existir excessos e abusos na comemoração do dia, mas, no seu mais profundo significado, é para o povo se sentir, neste dia, perto dos seus parentes falecidos.
Diferentemente nos nossos costumes o dia dos finados para grande parte é procedido como um ritual de luto e sofrimento. Onde se recorda com dor e saudade a falta dos seus entes queridos.
2- A partir da nossa cultura, como se expressaria uma postura etnocêntrica com relação ao dia de finados no México?
RESPOSTA:
Seria visto em nossa cultura como “estranho”. Embora, seja bastante difícil para nós compreender os costumes mexicanos em lidar com essa situação, que em nossa cultura é vista

Relacionados