paz na escola

Páginas: 7 (1622 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL




REGIANA R. DOS SANTOS
WANDERVANEY S. SILVA




PROJETO: PAZ NA ESCOLA









Nova Xavantina, 2014
INTRODUÇÃO


A violencia nas escolas esta se tornando assuntos de debates e discussão por parte dasociedade e pesquisadores no intuito de entender sobre oque leva o educando a agir de forma violenta com colegas, professores e outros.Apesar dos estudos sobre esse assunto serem recentes, há relatos antigo sobre a violencia nas escolas.
Segundo o autor Assis (1999) que observa que os jovens presos cometeram graves atos infracionais em casa e na escola, com algumas variáveis associadas àinfração: consumo de drogas; círculo de amigos; tipos de lazer; autoestima; princípios éticos; violência perpetrada pelos pais; vínculo afetivo em relação à escola (ou aos professores). O papel que a escola desempenha é relevante, podendo constituir-se em fator de risco ou de proteção.
Diante disso, a escola é uma peça fundamental na vida do cidadão, além da isntituição de ensino é ela base da formaçãoda crianaça e do jovem, a escola soma a educação dos nossos filhos onde os mesmos passam boa parte do seu tempo estudando. A família contrói o alicerce da criança em função da realidade, do respeito, da etica, da religião e outros, quando a escola faz o papel de norteadora, sensibilização no ambito da edução e socialização.
Sabe-se que a principal função da escolaé preparar a criança/jovem paraa sociedade, é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, críticos, aptos para decidirem e atuarem na realidade social de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade local e global.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases:

Art. 2º “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tempor finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Art. 22. “A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.


Como nossa sociedade a cada diaapresenta um aumento nos índices no número de violência, a escola deve ter uma atuação na comunidade escolar buscando uma sociedade mais harmônica, justa e igualitária. Pois, a maioria destes agressores na sociedade atual foram alunos que tiveram em seus currículos relatos de agressões entre alunos ou/e professores, e talvez se medidas tivessem sido realmente tomadas para auxiliar este aluno a tomardecisões coerentes em sua vida social, crimes não teriam sido cometidos. Deixando explicito que a parceria do poder público com investimentos é de extrema importância para que haja um resultado realmente positivo para sociedade.

TEMA

O tema do projeto sobre violência nas escolas desperta atenção para reflexão relacionados as crianças e jovens que estão em fase da constituição de personalidade eformação de pensamento.
Diante do cenário de violência que estamos vivemos, o projeto procurou abordar a violencia nas escolas como forma de chamar atenção de toda uma sociedade no trabalho de estarem atuando na vida desses cidadãos.

PROBLEMA

O enfrentamento da violência nas escolas que estão permanentes dificultando o ensino aprendizagem na formação do indivíduo.

JUSTIFICATIVA

Ascraianças como a juventude em um todo estão apresentando comportamentos cada vez mais agressivos, seja com colegas, professores e demais. O quadro de violência esta crescendo cada vez mais, onde os jovens agridem de forma psicológicas como fisicamente. Diante deste cenário faz-se necessario um trabalho atuando de forma investigadora nas ações desses cidadãos buscando uma resposta sobre o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paz na escola
  • Paz na escola
  • A escola pela paz
  • paz na escola
  • Cultura de paz nas escolas
  • Escola e familia
  • Escola em busca de paz social
  • I fórum da Paz-Projeto Paz na escola, Paz no mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!