cases de sucesso

Páginas: 8 (1979 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
O caso GRANADO
(apelo á tradição, modernizando e adaptando a historia da marca para os dias de hoje sem perder a essência).








A tradição e o sucesso da marca GRANADO, que conquistou várias gerações, provavelmente sua mãe, sua avó e até sua bisavó já usaram seus produtos, são frutos de 141 anos de muita história. Reconhecida no Brasil, sobretudo pelo sucesso do polvilhoanti-séptico e dos sabonetes vegetais de glicerina, a GRANADO se firmou recentemente no mercado brasileiro de cosméticos premium como exemplo de tradição, sucesso e constante crescimento.
A qualidade e eficácia desses produtos logo tornaram a farmácia uma das fornecedoras oficiais da Corte, em1880.
Após anos de sucesso no mercado e com seu público, através de eficiência e qualidade dos produtos, a históriada GRANADO começou a ser reescrita em 1994 quando a empresa, então comandada por Carlos Granado, neto do fundador, foi vendida por US$ 8 milhões para o empresário inglês Christopher Freeman, um ex-executivo do Bank Boston.
No final de 2004 a empresa adquiriu a tradicional marca PHEBO, que estava esquecida num canto do portfólio da americana Sara Lee. Neste período a GRANADO passou por umreposicionamento de mercado, resgatando toda sua tradição, modificando sua identidade visual, desde o logotipo até as embalagens dos produtos; criou exclusivos e sofisticados kits para presentes; desenvolveu produtos com maior valor agregado (esfoliantes, manteigas corporais, velas perfumadas, brilhos labiais, difusores de ambientes, entre outros); realizou parcerias com hotéis cinco estrelas parasofisticar a marca e atingir um público de maior poder aquisitivo; além de implantar um novo padrão de decoração em suas farmácias (agora chamadas de lojas) e inaugurar novas unidades.
Em 2005 ocorreu um forte processo de revitalização da marca GRANADO com a criação de uma nova identidade visual tendo como objetivo padronizar sua comunicação visual. Esse trabalho ficou a cargo do designer francêsJerome Berard, que resgatou a tradição da marca: remoção do Box no logotipo, adoção da cor verde-escura (que remete a produtos naturais), inserção da palavra “pharmácias” (escrita assim para remeter ao português antigo da época da fundação da empresa), destaque para a data de fundação da empresa (Desde 1870) e uma nova fonte de letra (para dar personalidade as embalagens).

O caso OMO
(apelo aoemocional, adaptando-se ao mundo globalizado).

Antigamente o ato de lavar roupas era penoso para as donas de casa: preparar o molho, esfregar, alvejar e quarar eram parte da rotina doméstica e tarefas encaradas como necessárias, conforme os ensinamentos passados de mãe para filha. Isto até não surgir o sabão em pó OMO. Brancura, brilho, alto desempenho e qualidade superior na lavagem levaram OMOà liderança de mercado em boa parte dos países onde está presente. Em quase seis décadas Omo acompanha as mudanças no perfil do consumidor, sempre atendendo às demandas contemporâneas. Presente no cotidiano das famílias brasileiras, a marca está atenta às transformações da sociedade e dá sua contribuição investindo em projetos que estimulam o desenvolvimento infantil.
Na década de 90 foramrealizadas várias pesquisas entre as consumidoras de todo o Brasil, com o objetivo de detectar os perfis de consumo, para lançar produtos que atendessem às necessidades específicas de cada público (conforme a classe social e os hábitos regionais de lavagem)
No início do século 21, acompanhando as tendências e mudanças do mundo globalizado, as campanhas publicitárias de Omo inovaram a maneira de abordaras consumidoras. A propaganda deixou de ser funcional para ser emocional. Isto é, em vez de reafirmar a competência do produto para dar brancura, brilho e qualidade superior na lavagem de roupas, como era feito 40 anos atrás, agora o foco da abordagem era conquistar o coração das mulheres. Este foi alvo da campanha publicitária com o slogan “Não há aprendizado sem manchas”, que sensibilizou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Case de Sucesso
  • Case de sucesso
  • Case De Sucesso
  • Cases de sucesso
  • Case de sucesso
  • Case de Sucesso
  • Case de sucesso
  • Case de sucesso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!