Case Havaianas

Páginas: 16 (3860 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO


Sandália ou chinelo? De acordo com o dicionário, “sandália” vem do latim sandalium e significa calçado formado por uma sola ligada ao pé através de alças. “Chinelo” quer dizer sapato velho e gasto para uso doméstico. Há quem considere as Havaianas como chinelos, mas não se engane: foi-se o tempo em que quem tinha um par dessas sandálias não tinha coragem nem de sair de casa comelas.
Conforme os conceitos dos calçados, a utilização deste produto como diferenciação de classes sempre esteve presente, as mulheres da aristocracia do princípio do século XIX usavam chinelos de brocado finos como papel e com as solas frágeis que não conseguiam resistir a dois ou três passos fora de casa, enquanto as suas criadas trabalhavam com robustas botas de cabedal negro.
É por issoque a propriedade de um calçado é mais importante que o seu uso, são símbolos de companhia, levam e trazem, protegem e acompanham os pés. Marcas, custos, saltos e design são características importantes para a representação de status que este produto oferece.
O estudo que segue tem por objetivo analisar o processo produtivo das Sandálias Havaianas, bem como sua história, sua marca e seureposicionamento no mercado.

Palavras-chave: chinelo; status; sandálias e Havaianas.












1. IDENTIDADE VISUAL E MARCA


Identidade visual é a representação gráfica que caracteriza uma empresa ou um produto. É um símbolo gráfico que leva ao mercado a divulgação de uma marca, com o objetivo de criar uma identidade, que visualizada remete imediatamente ao produto. Existem cincodimensões que podem transmitir significado:
Atributos: Deve ocasionar lembranças fortes de atributos na mente do cliente;
Benefícios: Sugerem benefícios ao invés de somente aspectos;
Valores da empresa: Conotam valores e caráter da empresa mantenedora da marca;
Personalidade: Exibe personalidade quando averiguado suas associações;
Usuários: Indica o público alvo que quer atingir.
Estaspropriedades são a base para se desenvolver a “identidade” da marca, que define o “código genético" da mesma. Durante este processo, deve-se comunicar os valores centrais da marca para toda a organização. Uma vez consolidados os principais valores, que orientam a marca, estes devem ser transferidos para todo o processo de construção. A importância deste procedimento fica explícita nas palavras de MARTINS(1992, p.42) quando relata: “A identidade precede a imagem. Antes de ser representada na imaginação do público, é preciso saber o que se deseja apresentar. Antes de ser captada, é preciso saber emitir”.
A identidade da marca representa aquilo que a organização deseja que sua marca signifique. Para consolidar a construção de marcas pode utilizar-se de um conjunto de ferramentas que facilitam acomunicação da imagem para o mercado consumidor. Assim sendo, é importante lembrar que podemos amparar a imagem da marca utilizando-se de variadas formas de comunicação, como: Slogan; Logotipo; Idéia principal e Cores.
Estas ferramentas, quando utilizadas de maneira correta, garantem aos consumidores a clara percepção da identidade da marca. Parte desta identidade, que deve ser efetivamentecomunicada para o público, corresponde ao posicionamento. Marcas bem posicionadas são aquelas que ocupam nichos de mercado particulares nas mentes dos consumidores, pela criação de pontos de paridade com a concorrência, bem como pontos de diferenciação, que lhe permitem atingir vantagens sobre a mesma (Kotler, 2000). Uma vez disposta à declaração de seu posicionamento, passamos a fase de execução, pelodesenvolvimento de programas de comunicação que traduzam atributos da marca e seus correspondentes benefícios para consumidores. Esta caracteriza, a fase principal na implementação da identidade da marca,
Marca é um nome diferenciado e/ou símbolo, tal como um logotipo, cujo objetivo é indicar ao consumidor a origem do produto e, protege tanto o consumidor quanto o fabricante, dos concorrentes que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Case havaianas
  • Case havaianas
  • Case havaianas
  • Case Havaianas
  • Case havaianas
  • case havaianas
  • Case havaianas
  • Case Havaianas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!