Case Calculo II

Páginas: 6 (1333 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Produção do Biodiesel a partir de fontes alternativas.1
Carlos Eduardo Cabral Silva2
Raisa Marya3

1. DESCRIÇÃO DO CASO

O Brasil, devido a suas condições geográficas, climáticas e econômicas, tem um grande potencial de diversificação em seu sistema elétrico, porém a produção energética é muito concentrada em uma só usina, pois, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a energiaproveniente da força da água produz cerca de 69,8% de toda a produção brasileira, produto esse de um contingente de cerca de 50 hidrelétricas em funcionamento. As outras fontes nacionais são divididas entre termelétricas (27,1%) e usinas nucleares (1,7%) e eólicas (1,4%), conforme figura abaixo.
Fonte: Clima Tempo. www.climatempo.com.br
Como pode-se perceber, há uma forte dependência da matrizenergética nacional em relação às hidrelétricas, fato esse que torna-se preocupante, já que o país encontra-se diante de uma grave crise no que se refere a fatores socioeconômicos e principalmente ambientais, dentre os quais pode-se citar o agravamento das estiagens, fator esse que interfere negativamente na produção de energia daqueles tipos de usinas, pois esses grandes períodos de seca sãodeterminantes na queda do volume dos reservatórios e na consequente diminuição da vazão da água nas barragens.
A fim de avaliar essa variação da vazão e seus efeitos em diversos níveis de reservatórios nas barragens, pode-se valer de um instrumento de potencial capacidade para tais análises: o uso de integrais. O domínio de conceitos acerca de integrais definidas, aliados também ao domínio de conceitosfísicos como pressão e força hidrostática, por exemplo, auxilia engenheiros na compreensão de funcionamento e criação de hidrelétricas, pois a partir delas é possível desenvolver fórmulas que subsidiam o cálculo de forças de fluidos contra as barragens, determinando assim a vazão volumétrica e outras condições consideradas adequadas para cada usina.
2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
Este estudoserá explorado com o intuito de realizar uma análise mais elaborada acerca de forças de fluidos que atuam sobre as comportas de hidrelétricas. Para isso as seguintes questões foram analisadas e desenvolvidas a fim de se alcançar o correto entendimento do assunto.
2.1 Descrição das decisões possíveis

Alguns questionamentos e dúvidas foram levantadas com o intuito de escolher o equipamento certodentro das especificações que o projeto determina. São eles:
a) Qual deve ser o instrumento correto a ser utilizado pelos colonizadores para medir a pressão atmosférica?
b) O equipamento escolhido funcionará tanto dentro quanto fora da capsula em condições do planeta marte?
c) Qual as características principais que motivou os engenheiros a escolherem o instrumento de medição?

2.2 Argumentos capazesde fundamentar cada decisão

2.2.1 Qual deve ser o instrumento correto a ser utilizado pelos colonizadores para medir a pressão atmosférica?

1 – O manômetro e o barômetro são instrumentos capazes de medir pressões. O manômetro é um instrumento voltado principalmente para medições de pressões em recipientes fechados, como por exemplo, para medir pressão de gases e fluidos em tubulações.Entretanto possui modelos onde usa algumas características em comum ao barômetro. A diferença no processo de medição de pressão é que em alguns manômetros exige uma estrutura complementar para medição, geralmente tubulações ou gases conforme a figura 5:
Figura 5 – Manômetro de tubo aberto.





Fonte: Site Aluno Online4.
2 – O barômetro já possui suas características voltada para medição da pressãoatmosférica. Apesar de utilizar um processo próximo ao do barômetro, o instrumento é independente e não necessita do uso de gás. Dessa forma, a simplicidade do medidor favorece o seu uso nas medições e o seu custo é relativamente menor.
3 – O barômetro é um instrumento simples de medição que adota mecanismos de fácil manuseio podendo ser um barômetro de mercúrio ou aneroide que não usa fluidos para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • case de calculo
  • Case calculo
  • Calculo II
  • Cálculo de Superfícies
  • calculo II
  • Calculo II
  • Cálculo ii
  • Calculo II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!