casa

Páginas: 4 (845 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
A filosofia é a base para o poder, quem é conhecedor da filosofia pode querendo usa-la para o poder. Um exemplo é Maquiavel, que escreveu ”O príncipe" dizendo como uma pessoa deve fazer para ter opoder. Mas O que é poder? A palavra poder vem do latim podere, posse, “poder, ser capaz de”. Refere-se fundamentalmente a faculdade, capacidade, força ou recurso para produzir certos efeitos. Assim,dizemos: o poder da palavra, o poder do remédio, o poder da política…
Talvez com base no sentido epistemológico da palavra, o filósofo inglês Russell definiu poder como a capacidade de fazer que osdemais realizem aquilo que queremos. Assim, o indivíduo que detém essa capacidade – ou meios – tem a faculdade de exercer determinada influência ou domínio sobre o outro e, por seu intermédio, alcançaros efeitos que desejar.
Fenômeno do PODER
O fenômeno do poder costuma ser dividido em duas categorias: o poder do ser humano sobre a natureza e o poder do ser humano sobre outros seres humanos.Frequentemente, essas duas categorias de poder estão juntas e se complementam. A filosofia política investiga o poder do ser humano sobre outros seres humanos, isto é, o poder social, embora também seinteresse pelo poder sobre a natureza, uma vez que essa categoria de domínio igualmente se transforma em instrumento de poder social.
 
Formas de poder
Assim, voltando à definição de poder, se levarmosem conta o meio do qual se serve o indivíduo para conseguir os efeitos desejados, podemos destacar três formas básicas de poder social, conforme a análise  de Norberto Bobbio:
Poder econômico – é oque utiliza a posse de certos bens socialmente necessários para induzir os que não os possuem a adotar determinados comportamentos, por exemplo, realizar determinado trabalho;
Poder ideológico – éaquele que utiliza a posse de certas ideias, valores, doutrinas para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir;
Poder político – é aquele que utiliza a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • De casa em casa
  • Casas e casas
  • casa
  • casa
  • Casa
  • Casa
  • Casa
  • casa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!