Carta sobre maragao

Páginas: 3 (534 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Senhor, aqui pelo Maranhão em terras de índios onde a miséria é tremenda devido aos conflitos do passado.
Já visitei algumas das aldeias ao qual me deparei com grande desordem e com uma tremendafalta de paz aqueles seres.
A maior dificuldade que estou a ter ,Vossa Majestade, é conseguir a confiança deles devido aos insultos que dos portugueses têm recebido, e há poucas expectativas que tãocedo o consigamos.
Pelo meu percurso reconheço que a gente mais nobre e mais valorosa destas terras pertencem á nação dos Tupinambás que fica a trezentas léguas pelo rio Tocatins acima.
Nele tive amissão de os salvar daquela desordem, muitos não quiseram vir, agradecendo o bom trato de que os padres lhe ofereciam mas que era dos Portugueses que eles receavam e que enquanto não ganhassem novasdefesas que não queriam estar tão perto deles.
Estas decisões foram tomadas pelos mais velhos daquela nação e pelos que das suas palavras faziam ordens, enchemos muitas canoas para transportar os quequiseram aceitar este novo caminho, no entanto nem todas chegaram ao destino.
Já em novas terras ocorreu uma coisa digna de se conhecer ao qual fiquei muito indignado:
À uns anos atrás, foi feito umnovo acesso a esta mesma nação por um Cabo de oficiais da tropa, e trouxeram um vasto número desses índios por escravos: Agora, ao chegarmos, entre os índios que trouxemos e os que já cá estavam,muitos deles são parentes.
Não entendo como é que uns índios são livres e outros escravos, sem razão plausível, só porque uns foram trazidos pelos Padres e outros pelos Oficiais de Tropa.
Nesta entradados Oficiais da tropa também foi levado um padre de uma certa religião, e por esse motivo é que muitos dos índios aceitaram vir e este foi o motivo ao qual fez com que o numero de aceitações destavez fosse menor.Pergunto-me Vossa Majestade não foi explicado o dissemelhante modo do padres da companhia, chegará esta trilha para não se reduzirem.
Esta apreciação, que os padres tem em relação aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre o livro: De carta em carta
  • RESENHA SOBRE A CARTA DO CACIQUE
  • Reflexões sobre cartas de atenas
  • Orientações sobre a carta argumentativa
  • Cartas Sobre a Felicidade (a Meneceu)
  • Avaliaçao sobre cartas pessoais
  • Carta sobre a felicidade
  • carta pessoal sobre parnasianismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!