carta de atenas

Páginas: 4 (952 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Com o crescimento e desenvolvimento das cidades, de uma forma positiva ou negativa, algumas comunidades foram privilegiadas (como linhas de divisão de água, morros vizinhos desenhando o contornonatural e otimizado a paisagem, confirmado pelas vias de circulação) e outras desprovidas de luxo e recursos financeiros.
O homem é um ser biopsicosocioespiritual e ecológico e necessita de vidasocial, necessita participar de um grupo. O homem é um ser político.
A geografia e a topografia influenciam direta e indiretamente a cultura de um povo, pois o homem tem que se adequar a natureza, hajavista que o sol comanda tudo e a todos.
Outro fator preponderante é o econômico que é responsável pela pobreza ou riqueza de um povoado, ou seja, a cidade que se instala em uma região fértil,produtiva e coberta de cultivos têm seu abastecimento assegurado. As matérias primas da região servirão de moeda de troca se a região possuir acesso para as comunidades vizinhas.
Vários foram os motivosque deram origem as cidades, por vezes era o valor defensivo. É o alto de um rochedo ou uma curva de um rio viam nascer ao longo um pequeno burgo fortificado. Às vezes o cruzamento de duas rotas, uniacabeça de ponte ou uma baía do litoral. As cidades eram protegidas por muralhas e as pessoas que ali habitam de forma arbitrária eram locadas de acordo com o seu poderio econômico. Com o aumento odiminuição da população as muralhas foram demolidas, surge a era do maquinismo, novos meios de transporte, ampliando a zona de trocas.
O primeiro dever do urbanismo é pôr-se de acordo com asnecessidades fundamentais do homem.
Com o advento da revolução industrial, tivemos o êxodo rural e famílias inteiras, migraram para a s cidades e com o inchaço da população passou a morar mal e de formadesordenada surgem os problemas de saúde, social, político e econômico e a alta densidade demográfica faz que surjam os cortiços que se caracterizam pela ausência do sol, aparecimento de doenças como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CARTA DE ATENAS
  • Carta de atenas
  • Carta de Atenas
  • Carta de atena
  • carta de atenas
  • Carta de atenas
  • carta de atenas
  • Carta de atenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!