Leitura

Páginas: 8 (1953 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Concepção de Leitura
CONCEPÇÃO DE LEITURA
 
A importância da leitura na nossa vida, a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, bem como o papel da escola na formação de leitores competentes, são questões frequentemente discutidas. No bojo dessa discussão, destacam-se questões como: O que é ler? Para que ler? Como ler? Essas   perguntas poderão ser respondidas dediferentes modos. E as respostas dependerão dos seguintes pontos de vista.
A língua como representação do pensamento. Neste sentido a leitura é entendida  como a atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
Língua como estrutura ou como código. Nesta concepção, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificaçãode um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.
Língua como interação autor-texto-leitor. Os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que – dialogicamente- se constroem e são construídos no texto.
Nessa perspectiva, A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e osconhecimentos do leitor; e exige do leitor bem mais que o conhecimento do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.

A INTERAÇÃO: AUTOR-TEXTO-LEITOR

A autora expõe a concepção de leitura como uma atividade de produção de sentido. Dialogando com um trecho extraído dos PCNs de Língua Portuguesa a autora reforça opapel do leitor enquanto construtor de sentido, na atividade de leitura, utilizando, para tanto, de estratégias de leitura como a seleção, antecipação, inferência e verificação.
Desse leitor, espera-se que processe, critique, contradiga, ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou a rechace, que dê sentido e significado ao que lê (Sole, 2003, p. 21).
A titulo deexemplificação, a autora propõe uma simulação de como os leitores, recorrem a uma serie de estratégias no trabalho da construção de sentido, através da seleção e analise de alguns textos específicos.
A intenção com que se lê o texto é tida pela autora como os objetivos da leitura: a necessidade e vontade do leitor serão os objetivos da leitura
Koch e Elias (2006 p.13) expõem a concepção de leitura como umaatividade de produção de sentido. Dialogando com um trecho extraído dos PCNs de Língua Portuguesa as autoras reforçam a discussão sobre o papel do leitor enquanto construtor de sentido, na atividade de leitura, utilizando, para tanto, de estratégias de leitura como a seleção, antecipação, inferência e verificação.
As autoras apontam as estratégias de leituras como importantes para o ensino deleitura. Cita como exemplo a autora Solé (2003, p. 21) “Desse leitor, espera-se que processe, critique, contradiga, ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou a rechace, que dê sentido e significado ao que lê”. Para reforçar essa ideia, a titulo de exemplificação, as autoras propõe uma simulação com o miniconto O Patinho Feio, de como os leitores recorrem a uma série de estratégias notrabalho da construção de sentido, através da seleção e análise. Desse modo, os leitores ativos, estabelecem relações, fazem inferências, comparações, formula hipóteses e perguntas relacionadas ao conteúdo.
Sendo assim, as autoras destacam que não devemos esquecer de que a constante interação entre o conteúdo do texto e o leitor é regulada também pela intenção com que se lê o texto. Nesse ponto,elas apontam os objetivos da leitura como um norte para o modo de ler os textos.
A INTERAÇÃO

- Leitura como uma atividade de produção de sentido.
- O papel do leitor enquanto construtor de sentido.
- Estratégias como: seleção, antecipação, inferência e verificação.
EXEMPLIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXTO.

                                         ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura
  • leitura
  • leitura
  • Leitura
  • Leitura
  • Leitura
  • O que é leitura
  • O que é leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!