Carta Da Terra2013 Minha Parte

2078 palavras 9 páginas
1. Introdução
Um estudo de 2012 de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) alertou que as reservas globais de neodímio, que é usado nas turbinas de energia eólica, e de disprósio, usado em veículos elétricos, poderiam se tornar escassas em breve nos mercados de todo o mundo, conforme a demanda por tecnologias limpas aumenta. Estes “elementos terras-raras” são extraídos quase exclusivamente na China, que restringe licenças e exportações, em um esforço para conservar suas reservas.
O desafio de assegurar oferta suficiente no mercado para as próximas décadas não se restringe aos elementos pouco conhecidos. Ele se estende para recursos mais comuns, como o fósforo, um mineral crítico para a agricultura.
O neodímio e o disprósio não são geologicamente escassos, deve-se notar, e, assim como muitos minerais, novas fontes são regularmente identificadas (a Groelândia surgiu como uma possível nova fonte de elementos terras-raras, após o lançamento do estudo de 2012 do MIT). A questão, em vez disso, é a acessibilidade dos metais e minerais, e se sua extração pode permanecer lucrativa.
De fato, recursos não renováveis podem-se tornar cada vez mais escassos nos mercados, neste século, devido à emergência de diversas restrições – desde o declínio da qualidade dos recursos, até a alta dos preços da água, energia e outros insumos utilizados na extração. Juntas, estas restrições criam um ambiente notavelmente mais preocupante para os recursos não renováveis do que aquele que existia há apenas uma década.

2. Dependência Crescente dos Recursos Não renováveis

Materiais não renováveis são o sangue e os ossos das economias industriais. Rodovias expressas, altos edifícios, aparelhos eletrônicos, agricultura de alta produtividade– essas e uma miríade de outras conquistas das economias industriam foram construídas sobre uma quantidade massiva de recursos não renováveis. De fato, a maior parte dos materiais que circulam pelas economias industriais – nos Estados

Relacionados