Careotenóides

403 palavras 2 páginas
1.1. Carotenóides
Os carotenóides correspondem a um grupo de substâncias químicas pertencentes à classe dos tetraterpenos. Os terpenos, ou terpenóides, são moléculas naturais formadas por uma unidade básica denominada isopreno e apresentam fórmula geral (C5H8)n. Na Figura 1 pode-se observar a organização de um terpenóide. Os tetraterpenos são formados por oito unidades isopreno totalizando quarenta átomos de carbono. Devido à sua extensa cadeia de carbonos, os carotenóides são, geralmente, insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Figura 1: Estrutura geral do isopreno.
1.1.1. Ocorrência Natural
A produção natural mundial de carotenóides é estimada em
100 milhões de toneladas por ano e é encabeçada pela fucoxantina das algas fotossintéticas marrons.
Os mamíferos não estão bioquimicamente capacitados para a biossíntese de carotenóides, porém podem acumular e/ou converter precursores de substâncias ativas que podem ser obtidos através da dieta.
Os carotenóides mais comumente encontrados nos alimentos vegetais são: β-caroteno (cenoura; Daucus carota); licopeno (tomate; Lycopersicum esculentum); xantofilas (zeaxantina, luteína e outras estruturas oxigenadas do milho; Zea mays; da manga; Mango indica; do mamão; Carica papaya; e da gema de ovo); bixina (aditivo culinário e corante dérmico usado por indígenas amazônicos e obtido do urucum; Bixa orellana).
Outras ocorrências naturais de uso culinário são a capsaxantina e capsorubina (páprica; Capsicum annuum); crocina (açafrão; Crocus sativus) que, diferente dos outros carotenóides, é solúvel em água por ser um dos raros glicosídeos diterpênicos (C20) encontrados em plantas [1].
1.1.2. Importância
Os carotenóides são a principal fonte de vitamina A, necessária para manutenção da visão, crescimento e desenvolvimento embrionário. O principal precursor da vitamina A é o β-caroteno. A deficiência dessa vitamina é causa comum de cegueira e mortalidade infantil [2, 3]. A Figura 2 mostra a estrutura da

Relacionados