Carboidratos

Páginas: 8 (1812 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013

Introdução
Segundo os conceitos de Lehninger, citados no livro Princípios da Bioquímica de David L. Nelson e Michael M. Cox, os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na face da Terra, sendo formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). De acordo com Mary K. Campbell, no livro Bioquímica, quando a palavra “carboidrato” foi inventada, referia-se originalmente acompostos com a fórmula geral . Entretanto, somente açúcares simples ou monossacarídeos encaixam-se exatamente nessa fórmula. Os outros tipos de carboidratos – oligossacarídeos e polissacarídeos – são baseados nas unidades de monossacarídeos e apresentam uma pequena diferença nas suas fórmulas gerais, alguns contendo Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre (S) nas suas fórmulas.
Segundo a autora,mais da metade de todo o carbono orgânico do planeta está armazenado em somente duas moléculas de carboidratos – amido e celulose. Ambos são polímeros de um monômero, a glicose. A diferença entre eles é a maneira como as unidades de glicose estão organizadas. Os animais, incluindo o homem, têm uma enzima que reconhece a conformação helicoidal do amido e pode quebra-la em suas unidades de glicose,nossa principal fonte de energia.
Segundo artigo publicado no livro Harper: Bioquímica Ilustrada, nas plantas a glicose é sintetizada por fotossíntese a partir do dióxido de carbono e da água e armazenada como amido ou utilizada para sintetizar a celulose das paredes celulares vegetais. Os animais podem sintetizar carboidratos a partir dos aminoácidos, mas a maior parte dos carboidratos animais éobtida das plantas. A glicose é o carboidrato mais importante. A maior parte dos carboidratos da dieta é absorvida para a corrente sanguínea sob a forma de glicose, e outros açúcares são convertidos em glicose no fígado. A glicose é o principal combustível metabólico para os mamíferos. Constitui um precursor na síntese de todos os outros carboidratos no corpo, incluindo o glicogênio, empregadopara armazenamento; a ribose e a desoxirribose dos ácidos nucleicos; e a galactose presente na lactose do leite, nos glicolipidios e combinada à proteínas nas glicoproteínas e proteoglicanos.
As doenças associadas ao metabolismo dos carboidratos consistem no diabetes melittus, galactoselia, doenças do armazenamento do glicogênio e à intolerância à lactose.
Funções
Além de serem a principal fontede energia para as células não fotossintéticas, segundo os princípios de Lehninger, os carboidratos funcionam tanto como elementos estruturais quanto de proteção nas paredes celulares bacterianas e vegetais e nos tecidos conjuntivos de animais. Também agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e participam do reconhecimento e da coesão entre as células.
Classificação
Os carboidratospodem ser divididos em três classes principais de acordo com o número de ligações glicosídicas: monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. O termo sacarídeo é derivado do grego sakcharon que significa açúcar, embora nem todos apresentem sabor adocicado.

Monossacarídeos
De acordo com o livro Princípios da Bioquímica, os monossacarídeos constituem as unidades a partirdas quais são construídos os dissacarídeos, os oligossacarídeos e os polissacarídeos.
Segundo artigo do livro Harper: Bioquímica Ilustrada, os monossacarídeos são os carboidratos que não podem ser hidrolisados em carboidratos mais simples. Podem ser classificados como aldoses e cetoses, dependendo da presença de um grupo aldeído ou cetona; bem como em trioses, tetroses, pentoses, hexoses ouheptoses, dependendo do número de átomos de carbono.
Trata-se de compostos sólidos, sem cor, cristalinos e livremente solúveis na agua, porém insolúveis nos solventes não polares.

Composição química dos monossacarídeos
O esqueleto carbônico dos monossacarídeos é constituído por uma cadeia carbônica não ramificada na qual todos os átomos de carbono estão unidos entre si por ligações covalentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carboidratos
  • Carboidratos
  • Carboidratos
  • CARBOIDRATOS
  • carboidratos
  • Carboidratos
  • Carboidratos
  • carboidratos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!