Trabalho de Sociologia

Páginas: 6 (1477 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013


Análise da música “Quem é você”

Primeiro parágrafo- Trata sobre a sujeira da corrupção no Brasil, que consiste no desvio do nosso dinheiro para privilégio de particulares, que na maioria das vezes fazem campanhas políticas com promessas que quase nunca são cumpridas. Encontramos também sobre as religiões, que em muitos casos usam a fé das pessoas como um meio para obter lucro. E porultimo sobre o futebol, que cega os brasileiros, criando nos mesmos um sentimento de que somente aquilo é o que importa, e pro resto se arranja um jeito.
Segundo parágrafo - O mau investimento do estado na educação é o tema tratado nesse parágrafo. O nosso país tem um dos piores indicadores, e a corrupção é uma das suas maiores causas. Em consequência o baixo salário que é pago aos professores éatrasado, o que acaba até mesmo desestimulando os mesmos, sem falar das greves pela luta de direitos que deveriam ser cumpridos. Tudo isso acaba afetando as crianças e os adolescentes, e futuramente afetará o Brasil, pois a educação é a base para um futuro melhor.
Terceiro parágrafo- A desigualdade social e a falta de união do povo brasileiro é o tema encontrado nesse parágrafo.A Classe alta e a classe média alta gozam de privilégios que o resto da população não tem, e em decorrência disso não passam pelas mesmas dificuldades, chegando muitas vezes até a criticar os que lutam por direitos que são válidos a todos, mas que não são tão necessários aos mesmos, já que o sistema capitalista impõe essa divisão de classes favorecendo os de maior poder aquisitivo em detrimentoos outros.
Quarto parágrafo- O conformismo da população é tratado nesse trecho. Estamos tão habituados a esperar nas filas, que preferimos o silêncio, ficando horas em pé, deixando que passem na nossa frente, ao apoiar alguém que mostre insatisfação perante a situação buscando mudanças.Quinto parágrafo- A precariedade no atendimento médico, a falta de Educação de qualidade e a deficiência na segurança, são problemas tratados no parágrafo. Os hospitais públicos não tem atendimento de qualidade, faltam médicos, e a cada dia é maior o número dos que morrem na fila de espera.




A falta de uma educação de qualidade e afalta do apoio à família é uma causa para que a criminalidade tire a tranquilidade das pessoas e diminua a sua segurança, o que consequentemente aumenta o número dos conflitos entre policiais, bandidos e traficantes, que na maioria das vezes buscam no tráfico uma solução para obter dinheiro, já que existe ainda uma grande exclusão de jovens sem ensino superior no mercado de trabalho.Sexto parágrafo- A pergunta feita no parágrafo foi vista por nós como uma critica a falta de identidade nacional e a falta de atitude do povo brasileiro frente a tantas coisas que não são como deveriam ser. Os brasileiros acabam valorizando muito a cultura de fora e esquecem a sua própria cultura, dos seus próprios costumes, não lutam pelos seusdireitos e acabam perdendo sua própria identidade ao se deixar dominar por um estado corrupto.
Sétimo parágrafo- Relacionamos esse parágrafo com a falta de controle das drogas lícitas que chegam a causar grandes estragos, fazendo com que exista a desvalorização da mulher que na maioria dos casos é espancada por “homens” embriagados. O álcool é um dos maiorescausadores de acidentes de trânsito que chegam a levar à morte. E ainda é feita uma critica a falta de controle quando é citado que pessoas atropelam e inda voltam a passar outra vez por cima.
Oitavo Parágrafo– Esse trecho fala...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de sociologia
  • Trabalho Sociologia
  • Trabalho de sociologia
  • Trabalho de sociologia
  • Sociologia do trabalho
  • Trabalho-sociologia
  • Trabalho de Sociologia
  • trabalho de sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!