CARACTERIZAÇÃO FITOFISSIONAMICA DO BIOMA CERRADO

829 palavras 4 páginas
VEREDA
As veredas aparecem em terrenos argilosos e mal drenados. Na maioria das vezes ocupam vales pouco íngremes e áreas planas.
Por se formarem em locais com fácil acesso de água a maior parte da vegetação são as palmeiras, mais especificamente os Mauritia flexuosa (Buritis ).
As veredas exercem um papel muito importante no equilíbrio da fauna e da flora do Cerrado, pois elas funcionam como local de descanso, reprodução, refúgio, abrigo, fonte de alimento para a fauna de aves, fauna terrestre e aquática.

CAMPO SUJO
É um tipo fisionômico exclusivamente arbustivo-herbáceo, com arbustos e subarbustos esparsos cujas plantas são menos desenvolvidas que as árvores do Cerrado. São encontrados em solos rasos, eventualmente com pequenos afloramentos rochosos de pouca extensão.
O Campo Sujo também apresenta três subtipos fisionômicos que são Campo Sujo Seco, Campo Sujo Úmido e Campo Sujo com Murundus.
Espécies que são encontradas nesse tipo de bioma Poaceae (Gramineae), com espécies dos gênerosAristida, Axonopus, Echinolaena, Ichnanthus, Loudetiopsis, Panicum, Paspalum,Trachypogon e Tristachya, além de Asteraceae, com Aspilia, Baccharis, Calea,Chromolaena, Vernonia (sensu lato) e Wedelia, dentre muitas outras.

CAMPO LIMPO
É uma vegetação predominantemente herbácea, com raríssimos arbustos e nenhuma árvore, é encontrado com mais freqüência nas encostas, nas chapadas, nos olhos d’água, circundando as Veredas e na borda das Matas de Galeria.
Assim como o Campo Sujo, também apresenta variações dependentes de particularidades ambientais como lençol freático.
As principais espécies encontradas no Campo limpo são:Burmanniaceae (Burmannia), Cypereceae (Rhynchospora), Droseraceae (Drocera), Iridaceae (Cipura, Sisyrinchium, Lentibulariaceae (Utricularia) e muitas outras.

CAMPO RUPESTRE
É um tipo de vegetação predominantemente herbáceo-arbustiva, com a presença eventual de arvoretas pouco desenvolvidas de até dois metros de altura. Este

Relacionados