Caracteristicas gerais da celulas

Páginas: 9 (2080 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Características gerais das células
1.3 Há células procariontes e células eucariontes
No início do capitulo, dissemos que a vida se manifesta em milhões de espécies diferentes que tem comportamentos, formas e funções próprias. As espécies organizam-se em grupos de organismos cada vez mais variados – gêneros, famílias, ordens – até chegar ao nível dos reinos clássicos: vegetal e animal. Uma dasclassificações mais usadas propõe a divisão em cinco reinos: monera, protista, fungos, vegetal e animal, com suas correspondentes subdivisões.
Esse quadro pode ser simplificado se as diferentes formas vivas fores examinadas em nível celular. Desse modo, é possível classificar as células em duas categorias reconhecíveis: procariontes e eucariontes. Só os organismos pertencentes ao reino monera (ouseja, as bacterias e algas azuis) são celular procariontes, enquanto todos os outros reinos são compostos por organismos formados por celular eucariontes.
A principal diferença entre esses tipos celulares é que os procariontes não tem membrana nuclear. O cromossomo dos procariontes ocupa um espaço dentro da célula denominado nucleóide e está em contato direto com o resto do protoplasma. Poroutro lado, as células eucariontes tem um núcleo verdadeiro com um complexo envoltório nuclear, pelo qual ocorrem as trocas nucleocitoplasmáticas.
Do ponto de vista evolutivo, considera-se que os procariontes antecedem os eucariontes. Os fosseis com data de três bilhões de anos manifestam-se unicamente como procariontes, pois os eucariontes aparecem, provavelmente, há um bilhão de anos. Apesar dasdiferenças entre procariontes e eucariontes, existem grande semelhanças em sua organização molecular e em suas funções. Por exemplo, ambos os tipos de organismos utilizam um mesmo código genético e uma maquinaria semelhante para sintetizar proteínas.

1.4 Há organismo autótrofos e organismos heterótrofos
O sol é a fonte principal de energia para o organismo vivos. A energia contida nos fótons ecapturada pelo pigmento denominado clorofila – encontrado nos cloroplastos dos vegetais verdes – e acumula-se em forma de energia encontrada nos diferentes alimentos consumidos por outros organismos.
As células e os organismos pluricelulares podem ser reunidos em dois grupos principais, de acordo com o mecanismo utilizado para extrais energia para seu próprio metabolismo. Aqueles que pertencem aoprimeiros grupo – denominados autótrofos (p. ex., os vegetais verdes) – utilizam o processo de fotossíntese para transformar CO2 e H2O em carboidratos simples, a partir dos quais podem produzir moléculas mais complexas. Aqueles que pertencem ao segundo grupo – denominados heterótrofos (p. ex., os animais) – obtém a energia dos carboidratos, gorduras e proteínas sintetizados pelos organismosautótrofos. A energia contida nessas moléculas orgânicas é liberado mediante a combustão do O2 atmosférico (ou seja, por oxidação), por meio de um processo conhecido como respiração aeróbica. A liberação de H2O e CO2, pelos organismos heterótrofos, ocasionado por esse processo completa o ciclo energético.
Tais ciclos energéticos tem se relacionado no decorrer da evolução. Dentre os procariontes,existem algumas espécies autótrofas e outras heterótrofas. Os vegetais (com algumas exceções) são autótrofos, enquanto os animais e os fungos são heterótrofos.
1.5 Organização geral das células procariontes
Bacterias. Apesar desse livro ser dedicado as células eucariontes dos organismos mais complexos, grande parte do conhecimento sobre a biologia celular provem de estudos realizados em vírus ebacterias. Uma célula bacteriana como a Escherichia coli apresenta a vantagem de ser facilmente cultivada a 37ºC em soluções aquosas de íons inorgânicos, glicose, aminoácidos e nucleotídeos, nas quais duplica sua massa e se divide em, aproximadamente, 20 min. Vale lembrar que a E. coli pertence a classe de bacterias que não são coradas pelo método de colocação desenvolvido pelo microbiologista H. C....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracteristicas Gerais da Célula
  • CARACTERÍSTICAS GERAIS
  • Caracteristicas gerais
  • Características gerais:
  • Características gerais dos reinos Características gerais do vírus e procariontes
  • Características e funções das células eucariontes
  • Pancreas
  • Características de uma célula forte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!