Caracterezação de soluções

1159 palavras 5 páginas
Caracterização de soluções ácidas e básicas

INTRODUÇÃO

O uso de indicadores de pH na química é uma prática muito antiga. No século XVII, um filósofo de origem irlandesa, chamado Robert Boyle, descreveu que em determinados meios os extratos de plantais, tais como a rosa e a violeta, tornavam-se vermelhos e, em outros meios, azuis ou verdes. Desde a descoberta de Boyle, descrita em 1663, diversos indicadores, naturais e sintéticos, foram estudados e empregados na análise do pH de soluções.
Os indicadores de pH, também chamados indicadores ácido-base, são compostos químicos que adicionados em pequenas quantidades a uma solução permitem identificar se essa é ácida, básica ou neutra; pelo fato de serem dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio. São frequentemente ácidos ou bases fracas que se ligam aos íons H+ ou OH-, o que provoca uma alteração na configuração eletrônica destes indicadores, assim também lhes alterando a cor.
Por serem subjetivos, os indicadores não são aconselháveis para determinações mais precisas do valor do pH, para isso é usado um medidor denominado pHmetro.
Alguns exemplos de indicadores são: Papel de Tornassol, que pode ser rosa/vermelho ou azul, o rosa/vermelho ao entrar em contato com uma solução básica muda sua cor para azul, e o azul ao entrar em contato com uma solução ácida torna-se rosa/vermelho. Já quando em meio neutro torna-se roxo, sua faixa de viragem é 4.5 – 8.3. A Fenolftaleína é um indicador sintético que ao se dissolver se ioniza originando íons, quando adicionada em solução ácida é incolor, já quando adicionada em solução básica sua coloração fica rosa, a faixa de viragem é 8.2 – 10.0. O Azul de Bromotimol, quando é adicionado em solução ácida adota coloração amarela, já quando é adicionado em solução básica fica azul; quando em pH neutro ou muito próximo do neutro, fica verde, tendo a faixa de viragem 6.0 – 7.6. E por fim, o Verde de

Relacionados