Especialidade de Montanhismo

Páginas: 7 (1671 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Trabalho de Montanhismo







Lucas Bortholucci
Patrulha Tocantins


Escalada em Livre Tradicional:
Progredir por uma parede de rocha utilizando somente os apoios naturais (agarras) da pedra é chamado de escalada em livre. Todo e qualquer equipamento utilizado durante uma escalada em livre tem a função de proteger os escaladores no caso de uma queda. Esta é a forma mais comum deescalada no Brasil, exige um bom conhecimento de técnicas e equipamentos de segurança. A região da Urca, no Rio de Janeiro, que inclui o Pão de Açúcar, é provavelmente o "point" mais visitado do Brasil, não só pela facilidade de acesso, mas também pela qualidade da rocha e quantidade e variedade das vias de todas as dificuldades, sem falar no visual... Os desafios de uma via podem estar além dadificuldade da escalada em si. A distância e qualidade das proteções, o tamanho e a verticalidade (exposição) da parede, envolvem fortemente o aspecto psicológico.
Escalada Esportiva:
Condições gerais mais simples e seguras, permitindo ao escalador preocupar-se puramente com seu desempenho físico sobre a via, caracteriza o que chamamos de escalada esportiva. O aspecto psicológico é minimizado peloalto grau de segurança da escalada. Por exemplo; proteções fixas, próximas e de boa qualidade, fácil acesso, boa ancoragem para o segurador, vias curtas e normalmente de alta dificuldade. Em uma boa via de escalada esportiva, o escalador se concentra na dificuldade dos movimentos, sem se preocupar com as conseqüências de uma possível queda, pois esta será sempre segura. A qualidade e simplicidadedas proteções permitiram aos escaladores desenvolverem movimentos muito difíceis e atléticos, sem receios de repetidas quedas. Boas vias de escalada esportiva podem ser encontradas por todo o pais, mas as paredes de calcário da Serra do Cipó, ao norte de Belo Horizonte, são the best!
Escalada esportiva em estruturas artificiais:
Derivado da escalada em rocha, esta modalidade nasceu na Europa comoforma de treinamento urbano, principalmente no inverno, para as escaladas em montanha. Amplamente difundido, principalmente na Europa e Estados Unidos, proliferam hoje em dia os ginásios de escalada esportiva, onde não somente escaladores de rocha procuram melhorar suas capacidades técnicas e físicas, mas surgem os escaladores de ginásio, que raramente escalam em rocha, no entanto tornam-severdadeiros viciados no esporte. Escalada em muros artificiais sofreu um "boom" nos últimos 10 anos e continua sendo a modalidade mais crescente. No Brasil estamos entrando agora neste boom. Fácil acesso, baixo custo dos equipamentos e o trabalho físico e mental parecem ser o veneno. Antigamente montanhistas e escaladores de rocha se voltavam para estruturas artificiais como treinamento. Hoje a grandemaioria das pessoas inicia em muros e depois, eventualmente, começam a se interessar por paredes rochosas, ou grandes montanhas geladas. Muitos escaladores constróem pequenos muros de treinamento em suas casas, onde fazem mega sessões de treinamento procurando desenvolver principalmente o aspecto de força pura e resistência. Relativamente, ainda temos poucos muros de escalada no Brasil, maspreparem-se para a invasão...
Escalada Esportiva de Competição:
As primeiras competições de escalada aconteceram na Ucrânia, na década de 60. Eram competições de velocidade realizadas em paredes rochosas naturais. Outros países também realizaram competições em rocha, mas lentamente, com o advento dos muros artificiais, as competições passaram a acontecer em ginásios ou praças públicas. Competições têmsuas particularidades e não necessariamente um bom escalador esportivo será um bom escalador de competição. Hoje existem atletas que treinam exclusivamente para competir. Existe uma Copa do Mundo, semelhante ao que acontece no esqui, e possivelmente escalada esportiva se tornará um esporte olímpico.
Boulder:
Vencer certas sequências de movimentos difíceis, sobre blocos baixos e sem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Montanhismo
  • Montanhismo
  • montanhismo
  • especialidades
  • especialidade
  • Especialidades
  • especialidades
  • especialidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!