CAPÍTULO 11 MUTIDETERMINAÇÃO

4219 palavras 17 páginas
CAPÍTULO 11

A MUTIDETERMINAÇÃO DO HUMANO

UMA VISÃO EM PSICOLOGIA

"Eu sou eu e a minha circunstância"
OrtegaY Gasset
OS MITOS SOBRE O HOMEM
"Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto!"
Eis aqui um provérbio popular que expressa por inteiro o que pretendemos questionar e discutir neste capítulo.
E não é só na crença popular que está presente a idéia de que o ser humano nasce já dotado das qualidades que, no decorrer de sua vida, irão ou não se manifestar. Na Filosofia encontraremos, em diversas correntes, idéias semelhantes a esta.
Bieger, em seu livro Psicologia da conduta, sistematiza pelo me nos três mitos filosóficos, que influenciaram as ciências humanas em geral e a Psicologia em particular, e que apresentam a idéia de que o homem nasce pronto.
• O mito do homem natural: concebe o homem como possuidor de uma essência original que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifes tariam, perderiam ou modificariam, isto é, o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe.
• O mito do homem isolado: supõe o homem como, originária e primitivamente, um ser isolado, não-social, que desenvolve gra dualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indiví duos. Alguns teóricos consideram necessário, para esse relaciona mento, um instinto especial, que Le Bon, um dos pioneiros da Psicologia social, denominou instinto gregário. Sem esse instinto, o homem não conseguiria relacionar-se com seus semelhantes, e seria impossível a formação da sociedade.
• O mito do homem abstrato: nessa concepção, o homem surge como um ser cujas características independem das situações de vida. O ser está isolado das situações históricas e presentes em
PSICOLOGIAS
o homem é o conjunto de suas relações sociais. que transcorre sua vida, O homem é estudado como o "ho mem em geral", e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentados como universais, independentes do momento histórico e tipo de sociedade

Relacionados

  • alienaçao
    138768 palavras | 556 páginas