capitulo 18 conflitos regionais na ordem global 2
3a Série – Ensino Médio
CAPÍTULO 18 – CONFLITOS
REGIONAIS NA ORDEM
GLOBAL
Professor: Gelson Alves Pereira
Geografia
1- PRINCIPAIS FOCOS DE TENSÃO
América Latina
Europa
África
Ásia
Principais causas dos focos de tensão
Geografia
2- PRINCIPAIS FOCOS
DE TENSÃO
2.1- MÉXICO
Formação do EZLN
Reivindicações
Em 1994, explodiu a rebelião em Chiapas
Causas da rebelião
Em 1996, o governo mexicano propôs alguns acordos garantindo direitos e autonomia aos indígenas.
Geografia
Geografia
2.2- COLÔMBIA
País caribenho, andino e amazônico, a Colômbia associa a riqueza de seus recursos naturais a uma estrutura econômica ainda não desenvolvida. A miscigenação de seus habitantes não diminuiu a intensa influência da cultura e tradição espanholas, que se evidenciam na pureza da língua e na manutenção do catolicismo.
A Colômbia situa-se no ângulo noroeste da América do Sul. Limitase a leste com a Venezuela e o Brasil, ao sul com o Peru e o Equador, a oeste com o oceano Pacífico e ao norte com o mar das Antilhas ou do
Caribe.
Geografia
2.2.1- AS FARC
Em 27 de maio de 1964, dezenas de milhares de soldados são enviados para o povoado de Marquetália para reprimir 48 camponeses comunistas rebelados, que fogem para as selvas e montanhas. Esta data é tida como a fundação da maior e mais antiga guerrilha da América, as
Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo.
Objetivo principal
Geografia
Geografia
2.2.2- ELN
A ELN (Exército de Libertação Nacional da Colômbia) é uma organização guerrilheira, de inspiração comunista e de caráter político-militar.
Surgiu um pouco depois que as FARC. Cada um deles a seu modo, visa chegar ao poder não pelos procedimentos democráticos, mas pela luta armada revolucionária. Até uns dez anos atrás seus recursos vinham dos sequestros, dos confiscos forçados e das taxas de proteção cobradas às empresas e aos fazendeiros.
Geografia
2.2.3- AUC
A AUC (Autodefesas