Capitalismo

Páginas: 35 (8635 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
Faculdade: R.Sá
Curso: Bacharelado em Serviço Social
Disciplina: Economia Política
Professor: Hildemar Fontes de Moura











CAPITALISMO











PICOS-2012
Taynã Hychelle Sousa do Nascimento










CAPITALISMO







Trabalho referente a metade da nota da 3ª avaliação
Da disciplina de Economia Política
Ministrado pelo professor HildemarFontes de Moura.




PICOS-2012
SUMÁRIO
1. Antigo Regime ___________________________________________ 04

2. Origem do Capitalismo _____________________________________ 06


3. Traços do capitalismo ______________________________________ 10

4. Características do Capitalismo ________________________________ 14


5. Vantagens e Desvantagens do Capitalismo ______________________ 186. Fases do Capitalismo ________________________________________ 20


7. Do capitalismo concorrencial ao monopolista: uma transição conflituosa __ 22

8. Capitalismo no Século XX ______________________________________ 25


8.1 Crise de 1929 _____________________________________________ 26

9. Capitalismo no Século XXI _____________________________________ 28

10. Abordagem Geral____________________________________________ 36

11. Referências Bibliográficas _____________________________________ 37




1. Antigo Regime
Antigo Regime refere-se ao sistema político e social que foi estabelecido na França a partir do final da Idade Média.
As origens do Antigo Regime estão ainda no final do período Medieval, quando começaram a se formar Estados Nacionais. Na transição daIdade Média para Idade Moderna, as monarquias que se colocavam no domínio político dos nascentes Estados cooptaram a nobreza para integrar o corpo aristocrático que incluía ainda o clero. Com o estabelecimento do absolutismo se consolidou também o Antigo Regime.
A França é o país que identifica o sistema com mais exatidão, até porque o termo foi cunhado justamente para simbolizar a situaçãopolítica e social que ocorria na França até a Revolução Francesa. Neste país estruturou-se claramente um sistema que dividia a sociedade em três estados. O primeiro deles representava o clero, o qual tinha grande poder na época em função das crenças religiosas que atribuíam à Igreja a capacidade de saber e lidar com tudo.
O segundo estado era representado pela nobreza, que na prática nada fazia deprodutivo para a França. Vivia da renda auferida da máxima exploração possível sobre os camponeses e desfrutavam dos luxos proporcionados pela aristocracia francesa. Já o terceiro estado representava o grosso da população francesa, incluía os camponeses e os burgueses e era quem pagava os impostos para sustentar a máquina estatal e quem realmente trabalhava para gerar os lucros da nobreza. Acima detodos eles estava a figura absolutista do monarca que comandava todo o sistema.
Com base em uma sociedade altamente estatizada, o Antigo Regime possuía suas características econômicas, sociais e políticas. Economicamente, o sistema se baseava na propriedade de terra, de onde vinha a produção francesa. Os camponeses eram os trabalhadores na terra, tendo seu trabalho explorado em prol do sustento danobreza. Constituía-se no capitalismo comercial. Socialmente, havia uma grande e rígida divisão do Estado.
04
A maioria da população era incapacitada de melhorar suas condições de vida, oprimidas pelo sistema. E politicamente, uma monarquia absolutista desfrutava de uma série de privilégios e autoridade considerada divina.
A partir do século XVII, algumas modificações sociais e econômicascomeçaram a ocorrer na Europa Ocidental que fragmentaram o Antigo Regime. Na França, foi principalmente o pensamento iluminista que serviu de base para o questionamento do sistema, propagando novos ideais na população. Simultaneamente, emergia também o pensamento liberal que pregava mudanças na forma da economia e na lógica do homem como ser econômico e social. Assim, a defesa pelo fim do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O capitalismo
  • Capitalismo
  • Capitalismo
  • capitalismo
  • O que é capitalismo
  • Capitalismo
  • capitalismo
  • Capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!