Capitalismo, Sociedade do Consumo e Lixo

Páginas: 3 (512 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013


1. Introdução
Nas últimas décadas houve um aumento significativo do consumo em todo mundo, provocado pelo crescimento populacional e, principalmente, pela acumulação de capital das empresas quepuderam se expandir e oferecer os mais variados produtos, conjuntamente com os anúncios publicitários que propõe o consumo a todo o momento. Chamamos de consumo o ato da sociedade de adquirir aquiloque é necessário a sua subsistência e também aquilo que não é indispensável, ao ato do consumo de produtos supérfluos, denominamos consumismo. 


2. Consumo e Lixo
Vivemos numa sociedadeinfantilizada, encantada com sua capacidade de desejar e satisfazer seus desejos imediatamente, ou seja, uma sociedade que, impulsionada pelo crédito, não precisa esperar, que renova incessantemente seusdesejos. Não é sem sentido que reificamos a figura dos catadores no mundo atual, são eles que retiram de nossa frente a montanha dos nossos desejos de ontem para possibilitar novas demandas, maisatualizadas e, sempre, urgentes. A expansão do crédito é, para usar a metáfora de Zigmunt Bauman, a expansão do lixo e, com ele, o problema do descarte. Se acumulamos alguma coisa na sociedade de hiperconsumo,como a nossa, é o lixo, o descarte diário. Não suportaríamos conviver com esses resíduos de nosso consumo. É preciso organizar a coleta, a remoção e a invisibilidade desse ônus.
A sociedade deconsumo é uma sociedade obcecada pelo prazer, pelo aqui e agora. Não se percebe, com esse entorpecimento, que acabamos por tornar rarefeita toda uma série de valores e vínculos sociais. Assim, acabamos pordescartar, obsequiosamente, os próprios valores e vínculos sociais. Viver com valores é assumir algumas posturas duráveis, o suficiente, que seja, para dar sentido à vida social. Ora, na sociedade doconsumo, do imediato e do hedonismo, pouca coisa sobrevive à urgência do tempo, à aceleração devastadora dos processos sociais. O trabalho, que outrora era para a vida toda, hoje é uma conquista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lixo e sociedade de consumo
  • Lixo na sociedade de consumo
  • A questão do lixo nas sociedades de consumo
  • Sociedade de consumo
  • O que é Sociedade de Consumo?
  • Sociedade de consumo
  • Sociedade de consumo
  • A sociedade de consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!