Capitalimo para principiantes

1733 palavras 7 páginas
No início dos tempos, quando se formou o primeiro clã, a primeira forma de organização social foi através do trabalho em equipe, uma forma igualitária, em prol da sobrevivência.
Com a invenção de armas e ferramentas aumentaram a forma de obtenção de alimentos, e com isso a possibilidade de cada um ter seu próprio espaço. Assim começaram as trocas de produtos entre as tribos.
O homem passou a ter maior independência e querer sobressair cada vez mais e mais em relação aos outros, foi quando surgiu a propriedade privada dos meios de produção, com isso os grupos mais fortes produtivos e bem armados passaram a dominar os mais fracos, dividindo uma sociedade que até então era igualitária.
Formaram-se duas sociedades, entre senhores e escravos, em que os escravos pertenciam e produziam somente para seus senhores, ocasionando assim uma revolta entre os escravos, fazendo com que a sociedade migrasse de escravocrata para feudalismo.
No feudalismo todos os escravos viraram camponeses, adquiriram um pequeno pedaço de terra para que pudesse cultivar seu próprio sustento e pagar impostos para a nobreza. Ou seja, quem tinha pouco ainda tinha que pagar para quem tinha muito.
Tudo ocorria dentro dos conformes, até que a sociedade feudal foi surpreendida com o mercador, que comercializava tudo a base de troca. Os nobres se beneficiaram com as mercadorias valiosas e o trabalho dos outros.
No início o comércio era bem pequeno, mas com o tempo foi crescendo de uma forma que afetou toda a idade média. Os mercadores adquiriam seus produtos nos países árabes quase de graça e vendiam pelos olhos da cara, daí esse dinheiro ia se multiplicando e os mercadores deram o nome de capital.
O comércio estava cada vez mais disputado. Os mercadores venezianos por terem acesso às gondolas e barcos conseguiram chegar primeiro as especiarias orientais, que eram muito valiosas. Já os mercadores portugueses para não ficarem para trás, deram um jeitinho de conseguirem um patrocínio de alguns nobres

Relacionados