Capacitações dinâmicas

Páginas: 13 (3074 palavras) Publicado: 27 de junho de 2011
CAPACITAÇÕES DINÂMICAS E O DINAMISMO DAS CAPACITAÇÕES: O ENFOQUE CENTRADO EM CAPACITAÇÕES E O PROCESSO ESTRATÉGICO

Com o objetivo de unificar as discussões e criar uma definição consistente, baseado em diversas literaturas, para capacitações dinâmicas, Adriano Proença (2003) recupera vários trabalhos sobre a visão baseada em recursos em Administração Estratégica e inicia, em seu artigo, odesenvolvimento de um quadro conceitual para o “enfoque baseado em capacitações”.
Formulando um questionamento sobre o que são capacitações e como elas podem ser classificadas e avaliadas em seu papel estratégico, Proença (2003) propõe a seguinte hipótese: Capacitações são recursos acumulados pela firma, sendo um dos principais atributos do processo estratégico e por conseqüência proporcionavantagens competitivas diante de outras organizações, é compreendida pela habilidade de saber o que fazer, com qualidade e a baixo custo.
Partindo do conceito de que visão baseada em recursos (VBR) é um panorama que esclarece o posicionamento estratégico de uma firma, a aquisição e sua disponibilidade de recursos bem como o desenvolvimento de competências raras até mesmo únicas, que proporciona a empresauma vantagem competitiva sobre outras, Proença (2003), a apresenta como um posicionamento móvel, cujo foco esta centrado na dinâmica competitiva entre organizações se opondo ao modelo estático proposto por Porter, que visa somente o posicionamento estático da interação entre ambiente (oportunidades e ameaças) e firma (forças e fraquezas), isto é, Porter se volta ao ambiente externo da empresa, naanálise estrutural da firma e na resposta da ação de competidores.
Porter (1991) assume que a sua análise sobre a situação competitiva dentro de uma empresa era limitada, já que não considera os adventos antecedentes que explique a chegada da firma em determinada situação e nem há projeções sobre o futuro da instituição; caso haja qualquer alteração no ambiente organizacional ou mercadológicopor intermédio de uma inovação ou um novo concorrente irão desestruturar podendo tornar antiquado a posição atual da empresa.
A VBR se distinguiu pelo fato de reconhecer que recursos se acumulam, por isso é necessário conhecer a trajetória estratégica da firma, para que essa experiência adquirida o sirva de parâmetro para que possíveis erros futuros não possam ser cometidos novamente.
Recursospodem ser classificados como tangíveis e intangíveis. Os recursos tangíveis podem ser avaliados como os ativeis visíveis dentro de uma empresa, insumos, propriedades, instalações, equipamentos, softwares. Os intangíveis somam uma vantagem competitiva maior, incluindo todo o conhecimento tecnológico, a cultura organizacional, patentes, aprendizados adquiridos se tornando bens inacabáveis e se usadosde forma sensata se tornam mais fortes e mais seguro.
Um dos principais recursos intangíveis acumulados por uma empresa chama-se capacitações organizacionais.
Entende-se por capacitações, a habilidade de desenvolver uma organização por meio do conhecimento técnico adquirido, seja por meio da inovação de produtos e serviços, ou por novos processos de produção, venda/ distribuição, marketing,gestão de RH, financiamento etc.
O saber fazer coletivo é de sua importância na constituição da empresa e para o seu sucesso competitivo, se apresenta como um dos principais ativos da VBR, a capacitação de gerar produtos com qualidade e confiabilidade dará um potencial competitivo superior a empresa, além do conhecimento presente dentro da organização e a habilidade em saber fazer.
Capacitaçãodinâmica é a habilidade de inovar competências quando há mudanças no ambiente de negócios, é o mecanismo que permite que a firma crie novos produtos, processos e rotinas.
A capacitação é um ativo peculiar porque precisa ser construído ao longo da trajetória da firma, já que não podem ser comprada. Assim capacitações dinâmicas podem ser associadas ao subconjunto das capacitações que permitem que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dinãmica
  • Dinâmicas
  • Dinamicas
  • Dinamica
  • Dinâmicas
  • Dinamica
  • Dinamica
  • Dinâmica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!