CAPACIDADE PRODUTIVA EM UM TALHAO DE EUCALIPITPO

1464 palavras 6 páginas
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA EM UM POVOAMENTO
DE EUCALIPTO
Gustavo da Silva e Gomes da Costa1, Thuanny de Santa Barbara Menezes²
1. Graduando de Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,
Instituto de Florestas, Seropédica/RJ – Brasil.
2. Graduanda de Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,
Instituto de Florestas, Seropédica/RJ – Brasil.

INTRODUÇÃO
A avaliação do potencial de produção de um local é utilizada como base para a predição do crescimento de povoamentos manejados, especialmente florestas plantadas, para que se faça o planejamento do investimento e da produção (PHILIP,
1994).
Segundo PRODAN et al. (1997), a qualidade do sitio define a capacidade de uma espécie se desenvolver em um determinado local, levando em consideração as totais condições ambientais de um determinado lugar.
Já qualidade do local ou capacidade produtiva do local pode ser definida como o potencial que um determinado local tem para produção de madeira (ou outro produto), considerando determinada espécie ou clone (CAMPOS & LEITE , 2006)
Existem inúmeras formas de classificar a produtividade de um local: fatores edáficos, fatores climáticos, fatores fisiográficos, a vegetação rasteira, multifatorialde sítio, registro histórico e elementos dendrométricos (volume, área basal e altura).
Na formação de povoamentos florestais algumas atividades básicas auxiliam na determinação das unidades de produção que podem ser resolvidas pelo meio de diversos métodos, sendo um dos métodos a classificação de sítios. Este método avalia a capacidade produtiva de uma determinado local, com base na espécie que nele deseja produzir, De tal modo a classificação dos sítios florestais vem se tornando atividade de grande importância, para o estudo do crescimento futuro.
Contudo, a classificação a partir da altura dominante é considerada a maneira mais prática e comum, principalmente pelo fato desta variável não ser

Relacionados