njkhkjjkhjk

983 palavras 4 páginas
TEORIA SOBRE A ORIGEM DA VIDA

INTRODUÇÃO: Todos sabem que a origem da vida é composta de mistérios, hipóteses e descobertas. Envolvendo crenças, religiões e ciência, esse é um dos temas mais polêmicos, sem respostas e que pautam os estudos dos grandes pesquisadores do mundo. Em meio a tantas teorias, todas elas apresentam um conceito em comum: a Terra começou a ser habitada há mais de 3 bilhões de anos por micróbios. Os biólogos estão fazendo um ótimo trabalho mostrando como os organismos vivos funcionam, mas ainda não sabem responder muitas perguntas referentes à vida e como ela pode ter evoluído através de um mundo praticamente desabitado. De que forma moléculas inorgânicas tornaram-se organismos vivos capazes de crescer e evoluir? No século XVII, acreditava-se que pequenos seres vivos, como moscas e girinos pudesse nascer da matéria bruta. A idéia de que a vida pode surgir regularmente da matéria sem vida era conhecida como teoria da abiogênese ou geração espontânea. Com toda certeza, esse é um dos assuntos mais fascinantes e complexos que podemos debater na atualidade. Para tentar entender um pouco melhor sobre o tema, vamos conhecer algumas teorias!

Experiência de redi Um dos primeiros cientistas a duvidar da teoria espontânea foi o médico italiano Francesco Redi. Em 1668, reparou que pequenos “vermes” apareciam em lugares freqüentados por moscas, como a carne em decomposição. Supôs, então, que esses “vermes” eram, na realidade, provenientes de ovos depositados pelas moscas adultas. Para testar sua hipótese, colocou carne, peixe e ou matérias orgânicas em 8 vidros, 4 cobertos com gazes e outros abetos.

Após alguns dias, surgiam larvas apenas nos vidros sem gazes. Se a matéria orgânica fosse suficiente para a formação da larva, elas deveriam ter surgido nos 8 vidros. O experimento permitiu concluir que as larvas vieram dos ovos depositados pelas moscas e não da transformação da carne estragada.

Relacionados