Capa

Páginas: 14 (3376 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013
Os modelos atômicos dos cientistas:
Demócrito de Abdera
Por volta de 400 anos a.C. filósofo grego Demócrito sugeriu que a matéria não é contínua, isto é, ela é feita de minúsculas partículas indivisíveis. Essas partículas foram chamadas de átomos (a palavra átomo significa, em grego, indivisível). Demócrito postulou que todas as variedades de matéria resultam da combinação de átomos de quatroelementos: terra, ar, fogo e água. Demócrito baseou seu modelo na intuição e na lógica. No entanto foi rejeitado por um dos maiores lógicos de todos os tempos, o filosofo Aristóteles. Este reviveu e fortaleceu o modelo de matéria contínua, ou seja, a matéria como "um inteiro". Os argumentos de Aristóteles permaneceram até a Renascença.
Tudo que há no Universo é constituído de matéria. Ela possuimassa e, fisicamente falando, ocupa lugar no espaço e está sujeita a inércia.


(Imagem: Representação da Molécula).

Ao dividir em pedaços cada vez menores chegaremos até a molécula, ao menos que ela perca suas características originais. Porém se dividirmos a mesma chegaremos aos átomos e daí ela perderá suas características.

Átomo é uma palavra grega que significa indivisível. A“descoberta” da mesma seria do filósofo grego chamado Demócrito(460 -370 a.C.). Até pouco tempo se julgava isso como correto, mas com os avanços dos estudos e das pesquisas da física nuclear, verificou-se que era possível, sim, dividir o átomo em três partículas.
Leucipo de Mileto

Leucipo dizia que a matéria podia ser dividida em partículas cada vez menores, até chegar-se a um limite.
 O filósofo gregoLeucipo e seu discípulo Demócrito imaginaram a matéria como sendo constituída por pequenas partículas indivisíveis - os átomos, como lhes chamaram. Concluíram que a matéria não poderia ser infinitamente divisível. Se a partíssemos variadas vezes, chegaríamos a uma partícula muito pequena, indivisível e impenetrável a que se denominou átomo.
Filósofo atomista grego, nascido cerca de 500a.C ,possivelmente nascido em Mileto(podendo ter sido em Abdera ou Eléia)
Pouco se conhece de sua vida, sabe-se que viajava muito adquirindo grade cultura, conheceu a doutrina ele ática, tendo depois morado em Abdera onde fundou uma doutrina que fundamentava em o mundo num grade sistema cósmico que, segundo Aristóteles, criou o atomismo sendo seguida por Demócrito de Abdera, por isso é considerado seumestre.


Jhon Dalton
O MODELO ATÔMICO DE DALTON
O professor da universidade inglesa New College de Manchester, John Dalton (1766 - 1844) foi o criador da primeira teoria atômica moderna na passagem do século XVIII para o século XIX. Dalton é bastante lembrado pela famosa Lei de Dalton, a lei das pressões parciais e pelo daltonismo, o nome que se dá à incapacidade de distinguir as cores,assunto que ele estudou e mal de que sofria. Em 1803 Dalton publicou o trabalho Absorption of Gases by Water and Other Liquids, (Absorção de gases pela água e outros líquidos), neste delineou os princípios de seu modelo atômico.
Segundo Dalton:
Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si.
Átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável.Átomos são partículas reais, indivisíveis e descontínuas formadoras da matéria.
Nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados.
Na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.
O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
Em 1808, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo éuma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível e indivisível. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi apelidado de "modelo atômico da bola de bilhar".
Em 1810 foi publicada a obra New System of Chemical Philosophy (Novo sistema de filosofia química), nesse trabalho, haviam teses que provavam suas observações, como a lei das pressões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • uma capa
  • CAPA
  • Capa
  • Capa
  • Capa
  • Capas
  • capa
  • capa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!