Cap Tulo I Cordenacao Hormonal

2079 palavras 9 páginas
Capítulo I – Coordenação hormonal
É de realçar que a maioria dos processos biológicos que se relacionam com o metabolismo, crescimento, desenvolvimento e reprodução são de facto regulados pelo sistema endócrino com interacção com o sistema nervoso.

O sistema endócrino (do grego endos, dentro, e krynos, secreção) é formado por um conjunto de glândulas produtoras de hormonas, muitas das quais reguladas por hormonas tróficas (estimuladoras) segregadas pela hipófise, a qual estabelece a ligação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso (hipotálamo). É uma complexa rede de sinais e mensagens químicas que controla as funções e reacções corporais interagindo directamente com o sistema nervoso.

O sistema endócrino e o sistema nervoso atuam em interligação, sendo ambos vitais para a saúde física e mental do ser humano. O sistema endócrino transmite as suas mensagens utilizando agentes químicos denominados hormonas, as quais são transportadas pelo fluxo sanguíneo, podendo atingir todas as células do organismo.

As hormonas contribuem para a manutenção de um ambiente constante no interior do corpo, ajustando as quantidades de sal e água nos tecidos, de açúcar no sangue, entre outras funções, de acordo com as condições particulares do meio exterior. As hormonas podem provocar modificações a longo prazo, tais como o crescimento e a maturação sexual; modificações rítmicas, como o ciclo menstrual; e reacções imediatas do organismo, sempre que a doença o atinge, sofre qualquer ferimento ou o cérebro se apercebe de qualquer perigo.

Normalmente, uma determinada hormona actua sobre um número limitado de células, denominadas de células alvo. As células alvo correspondentes a determinada hormona possuem, na membrana ou no citoplasma, proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as hormonas. Apenas quando ocorre a combinação correcta, as células alvo exibem respostas características da acção hormonal. Assim, as hormonas podem actuar em

Relacionados