Cap Tulo 6 O Determinismo Tecnol Gico

724 palavras 3 páginas
O determinismo tecnológico

Determinismo tecnológico é a afirmação de que a tecnologia causa ou determina a estrutura do resto da sociedade e da cultura.
Tecnologia autônoma – Afirmação de que a tecnologia não está sob o controle humano, que ela se desenvolve com uma lógica própria. A cultura e a sociedade não podem afetar a direção da tecnologia.
Segundo o determinismo tecnológico, à medida que a tecnologia se desenvolve e muda, as instituições no resto da sociedade mudam, como fazem a arte e a religião da sociedade.
Noção de causalidade universal – todo acontecimento tem uma causa, todo acontecimento é um efeito de uma causa ou um conjunto de causas.
A recente teoria do caos parece separar determinismo e previsibilidade.
Outro tipo de determinismo é o genético ou biológico, o qual afirma que o que somos é inteiramente determinado pela nossa constituição genética. Os deterministas às vezes dizem que somos robôs desajeitados, controlados pelos nossos genes.
Determinismo ambiental – os inputs ambientais determinam todas as características do indivíduo.
Determinismo suave (compatibilismo, tentam reconciliar liberdade e determinismo) X Determinismo duro (exclui a liberdade)
Determinismo estatístico – existe liberdade, mas também há tendências estatísticas maiores.
Determinismo Laplaciano – As probabilidades eram apenas uma medida da nossa ignorância e todo acontecimento é determinado precisa e causalmente. *Espírito de Laplace – capaz de conhecer a posição e o estado do movimento de toda partícula do universo e de executar cálculos muito complicados e longos.
Teoria do Caos – O sistema solar podia ser estável, mas órbitas instáveis e estáveis estão entrelaçadas de maneira infinitamente íntima, em um padrão de entrelaçamento infinitamente complicado. Os sistemas caóticos são deterministas, mas imprevisíveis.
Princípio de incerteza de Heisenberg – É impossível medir exatamente a posição e o momento de uma partícula subatômica.
Há dois sentidos de

Relacionados

  • Introduão a tec
    99158 palavras | 397 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas