cancer de mama masculina Nathalie

2951 palavras 12 páginas
Autora: Nathalie Silva INTRODUÇÃO:
O carcinoma de mama masculino é extremamente raro e ainda pouco estudado. Os sinais mais frequentes são nódulos na região retro areolar, alteração do volume da mama, descarga mamilar e ulceração do mamilo. O diagnóstico desta patologia na maioria das vezes é realizado tardiamente e causa grande impacto. Já que esta neoplasia é preconceituosamente relacionada à imagem feminina, a falta de informação associada à diagnósticos diferenciais como a ginecomastia além da carência em divulgação e a não realização do autoexame da mama em homens tendem a aumentar a sua mortalidade. O câncer de mama masculino ocorre na incidência de um caso para cada cem casos femininos. A incidência do câncer de mama é maior em homens acima dos 35 anos de idade e o risco aumenta com o avanço da idade. O surgimento da doença está relacionado a fatores de risco recorrentes nas mulheres como: histórico familiar correspondente aos pais, irmã ou filha, surgimento de alguma tumoração pré-maligna no passado, excesso de peso e dieta rica em gorduras. Relatamos três casos de câncer de mama em homens em um período de dez anos no âmbito de um laboratório de histopatologia localizado no município de Vitória da Conquista-Bahia.

Fatores de risco de câncer de mama em homens
Aproximadamente 20% dos homens que desenvolvem câncer de mama têm caso(s) de câncer de mama na família. Aproximadamente 10% deles são portadores de uma mutação genética que os predispõe ao câncer, uma mutação no gene denominado de BRCA2.
Além desta mutação, há outras mutações genéticas, também hereditárias, e que podem predispor ao câncer de mama, mas que são mais raras.
Outros fatores predisponentes são exposição à radiação (por exemplo em acidentes nucleares), raça negra (ao menos nos EUA) e obviamente, a idade (quanto mais velho, maior a incidência, com pico por volta dos 75 anos). Ginecomastia (mama aumentada em homens) é um possível fator de risco, embora isto não esteja totalmente

Relacionados

  • Manual planejamento familiar
    126959 palavras | 508 páginas
  • 448 1645 1 PB
    23844 palavras | 96 páginas
  • Um amor conquistado - o mito do amor materno (elisabeth badinter)
    111014 palavras | 445 páginas
  • Aborto
    59556 palavras | 239 páginas